Prefeito de Maceió, Alagoas, João Henrique Caldas, o JHC, autoriza a realização do novo concurso Guarda de Maceió. O aval aconteceu no início do mês de outubro, 01. Segundo informações do prefeito, a escolha da banca se iniciou nesta segunda, 03 de outubro.
A instituição será responsável por receber as inscrições dos interessados, além de realizar a aplicação das etapas do certame. “O tão sonhado concurso da Guarda Municipal está autorizado! A partir de segunda, iniciaremos a contratação da banca que será responsável pela disputa. É mais segurança e emprego para o povo de Maceió”, afirmou João Henrique.
Atualmente, o município tem cerca de 690 profissionais e o último certame aconteceu há 2 décadas atrás. Segundo o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, a solicitação para realização de um novo concurso e contratação de novos profissionais, já havia sido feita. “A Guarda Municipal é o reflexo do abandono de várias gestões. Ela está aí com mais de 20 anos sem a realização de concurso público. Isso é um grande desafio. Muitas vezes queremos ampliar a capacidade de policiamento preventivo nas praças e áreas públicas, mas temos essas limitações. O que temos é o serviço voluntário indenizado, de modo que o guarda pode trabalhar na folga, e para isso ele é remunerado“, afirmou o secretário em 2021.
Apesar de ainda não ter sido informado o quantitativo de vagas que serão oferecidas, tudo indica que será feito o possível para ampliar o quadro de profissionais. “Para ampliarmos esse trabalho próximo ao cidadão, precisamos ampliar a nossa capacidade e, por isso, estamos estudando para fecharmos um número de vagas e realizarmos um concurso para Guarda Municipal. A nossa estimativa é para que, em 2022, o prefeito possa anunciar para todos”, disse o Thiago Prado.
Levando em conta o último edital, o requisito para se candidatar ao cargo é ter ensino fundamental completo, conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses. Vale lembrar que o plano de cargos poderá ser mudado. Não foram informados maiores esclarecimentos sobre remuneração e carga horária.
Em 2017, o concurso Guarda de Maceió chegou a dar indícios de liberação do edital pelo então secretário da SEMSC, coronel Ivon Berto. Conforme informado por ele, um edital com 500 vagas seria publicado até o final do ano.
Contudo, na época, ainda em 2017, a Secretaria de Comunicação de Maceió desmentiu a fala do secretário sobre a realização do concurso. De acordo com a pasta, não houve qualquer planejamento para publicação do edital. Em 2021, retomou-se a fala da necessidade do concurso e agora tudo indica que o edital possa sair do papel.