A expectativa do concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) é alta, principalmente, porque é uma das metas globais da Diretoria Colegiada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Os esclarecimentos foram divulgados no 14º Ciclo de Avaliação de Desempenho Institucional. O documento foi anunciado no Diário Oficial desta sexta-feira, 07 de julho.
Diante disso, caberá à Diretoria Colegiada realizar as provas e concluir essa etapa até 30 de junho de 2024. Vale lembrar que apesar do prazo destacado, o processo para divulgação do edital não deverá ser um problema já que o órgão trabalha em prol do edital ainda em 2023, mais precisamente até o dia 29 de outubro.
O cronograma estabelecido deixou claro que as provas deverão acontecer no prazo de dois meses após a divulgação do edital, sendo assim, até dezembro de 2023.
Com todo o cronograma sendo cumprido, a meta da Diretoria Colegiada será alcançada antes mesmo da data limite.
O concurso deverá dispor 502 vagas para nível médio e superior. A distribuição deve acontecer do seguinte modo:
O último concurso aconteceu em 2016. Foram 220 vagas para os seguintes cargos:
Os valores salariais na época estiveram entre R$ 5.345,02 e R$ 6.330,31. Além das provas objetivas, os candidatos as provas discursivas estiveram presentes.
Os agentes e fiscais trabalham de forma direta no órgão. E sobre o porte de armas?
Antes de mais nada, é bom pontuar que vários Projetos de Lei tratam sobre o assunto, inclusive, a coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), Eliana Torelly falou sobre o processo.
A ministra Sônia Guajajara esclareceu sobre a necessidade de trazer regulamentos que favoreçam o poder de Polícia da Funai.
Contudo, é fundamental pontuar que mesmo que o poder de polícia esteja previsto na Lei 5371/1967, que criou a autarquia, os servidores da Fundação Nacional dos Povos indígenas não têm direito ao porte de armas.
Entretanto, muito se discute sobre aumentar o poder de fiscalização dos servidores através do acesso ao porte de armas. O acesso às armas também foi defendido como forma de proteção, já que os servidores ficam em locais isolados e de difícil acesso.
A FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) anuncia abertura de novo edital de processo seletivo simplificado com oportunidades para todas as regiões do Brasil.
Os interessados em concorrer a uma das vagas do poderão se inscrever até o dia 28 de julho de 2023, no endereço eletrônico da Universidade de Patativa.
Os candidatos deverão realizar um cadastro no portal e depois preencher o formulário na área de “concursos”
As vagas do concurso são destinadas para todo o Brasil e engloba estudantes desde o ensino médio regular até outras áreas como:
Já os alunos de nível superior, as áreas ofertadas são:
Vale lembrar que 10% das vagas oferecidas no processo seletivo Funai serão reservadas para pessoas com deficiência, e 30% das vagas serão reservadas para candidatos que se autodeclararem negros ou pardos.