Vai ter concurso. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 19 de abril, a Escola de Administração Fazendária (ESAF) como organizadora do próximo concurso da Fundação Nacional do Índio, que servirá para preencher 220 vagas em diversos cargos.
Do total de vagas autorizadas, 202 são destinadas ao cargo de Indigenista Especializado, 7 para o cargo de Engenheiro, 5 para o cargo de Engenheiro Agrônomo e 6 para Contador. Veja abaixo a ESAF como organizadora do concurso FUNAI 2016.
O último concurso FUNAI foi realizado em 2010 e contou com oferta de 425 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração da época era de R$ 4085,28 e os candidatos fizeram Provas Objetivas, de Redação e Prova Prática, sob a responsabilidade da Cetro.
As oportunidades foram para os Estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Goiás, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Brasília.
A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas.
As finalidades da FUNAI englobam o acompanhamento de ações que visem a proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil.
Também faz parte das obrigações da FUNAI garantir que haja participação dos povos e organizações indígenas em programas do Estado que definem políticas a seu respeito.
A FUNAI tem como missão promover e proteger os direitos dos índios, preservando as suas culturas, línguas e tradições, além de monitorar as suas terras para impedir ataques de madeireiros, garimpeiros e outros, evitando práticas de usurpação das riquezas que pertencem ao patrimônio indígena e que colocam em risco a preservação das comunidades.
A expectativa é que o edital de concurso FUNAI 2016 seja divulgado ainda esta semana, mais precisamente até esta sexta-feira (22 de abril). Assim que a publicação for feita, confira todas as informações em primeira mão aqui, no Notícias Concursos.