O concurso Fomento TO (Agência de Fomento de Tocantins) deve ter o edital liberado em breve. Isso porque, um dos trâmites mais importantes foi finalizado.
Houve a contratação da banca. A empresa que será responsável pela seleção será a UNITINS. Os esclarecimentos foram divulgados na segunda-feira, 10 de julho.
O quantitativo de vagas do concurso Fomento TO, além dos cargos que serão ofertados, ainda não foram divulgados. Este será o primeiro edital.
Sobre o concurso Fomento TO, a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, declarou: “Estava em nosso cronograma a realização do concurso, já acertado com o Ministério Público do Trabalho. Contudo, tivemos que adiar a realização deste certame, quer seja pelo período pandêmico, quer seja por proibições da legislação eleitoral, além de outros entraves. O mais importante é que agora seguiremos com o devido andamento, visando a contratação de servidores públicos para a autarquia”.
A Agência de Fomento do Estado do Tocantins S/A é uma instituição financeira, não bancária, com sede em Palmas – TO, foi criada em 2002 e inaugurada em 21 de outubro de 2005.
Tem por objeto social o financiamento de projetos de desenvolvimento, exclusivamente, no Estado do Tocantins e que promovam benefícios econômicos e/ou sociais às áreas de sua influência, em consonância com o Plano do Governo e levando em consideração as necessidades e potencialidades locais.
O concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins) deve sair em breve levando em conta todas as recomendações anunciadas pelo Ministério Público do Estado.
Segundo o órgão, a corporação deve anunciar um novo concurso em até três meses. Além da realização de um novo edital, o MP ainda estabeleceu o quantitativo de vagas.
Ao todo, o novo certame deverá ofertar 1.575 vagas com o principal intuito de zerar o déficit de servidores, segundo ordem do MP.
É importante deixar claro que outro pedido do Ministério Público é para que haja a convocação de todos os 128 aprovados que são remanescentes do último concurso, de 2020. Para isso, o prazo dado foi de 45 dias úteis.
Os esclarecimentos foram divulgados na última terça-feira, 16 de maio, por meio do Diário Oficial.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou o aval para o novo edital. As informações foram de janeiro deste ano. De acordo com Barbosa, o novo edital será para soldados e oficiais e contará com 650 vagas. Entretanto, este quantitativo é bem abaixo do que recomendado pelo Ministério Público.
O quantitativo de vagas será da seguinte forma:
O novo edital já conta com comissão formada. O grupo será responsável por cuidar do andamento da seleção e escolher a banca.
Por sua vez, a empresa vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção. Além disso, foram formadas duas comissões:
Comissão – praças
Comissão – oficial
No último concurso foram ofertadas 1.025 vagas e aconteceu em 2020. A distribuição das oportunidades aconteceu da seguinte forma:
A banca organizadora foi a Cebraspe que ficou responsável por efetuar as funções da empresa, recebimento das inscrições e viabilização das etapas.
O certame contou com as seguintes fases: