Mais um concurso federal chegando. Dessa vez, serão ofertadas 300 vagas. O certame será para a FNDE- Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O extrato de licitação da banca foi divulgado por meio do Diário Oficial. A Cebraspe será a empresa que vai receber as inscrições e viabilizar as etapas do concurso.
O concurso público contará com 300 vagas, sendo 100 imediatas e 200 para cadastro reserva, para o cargo de especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior e os vencimentos partem de R$ 4.758,73 e chegam a R$ 8.694,83.
Vale lembrar que os servidores tiveram aumento na remuneração. Em seguida, haverá a assinatura do contrato e o edital já poderá sair.
O último edital do concurso FNDE foi liberado em 2012 e ofertou ao todo 140 vagas. As oportunidades foram divididas entre:
Os candidatos foram avaliados mediante etapa objetiva e discursiva, além de curso de formação.
Mais uma vitória para os concurseiros que aguardam ansiosamente pelos concursos federais. Nesta sexta-feira, 16 de junho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre os certames autorizados.
O anúncio se deu durante entrevista coletiva, na qual destacou o quantitativo de oportunidades e ministérios. Ao todo, foram autorizadas, 4.436 vagas divididas em 20 órgãos.
Os órgãos que foram contemplados até o momento são:
Durante diálogo, a ministra foi interrogada sobre os demais editais, por exemplo, o concurso IBGE. Sobre o assunto, foi informado que o órgão está no radar e na lista para ser autorizado: “No caso do IBGE, está no nosso radar, sim. No caso, está no pacote do Ministério do Planejamento, que ainda não saiu”.
Sobre a Receita Federal, tudo indica que o edital vá sair em 2024, já que o certame ainda está vigente. Diante disso, são aguardadas novas contratações.
No que se refere aos editais de órgãos ambientais como ICMBio, terão convocação de excedentes. É importante pontuar que os novos certames serão para nível superior.
É válido destacar que os editais que forem autorizados ainda em junho serão liberados ainda este ano. Os que não forem listados nos dias subsequentes, ficarão para 2024.
Dessa forma, as 4.436 vagas autorizadas terão seus editais publicados até dezembro de 2023.
Os concursos federais têm sido uma grande oportunidade para no Brasil. Sobre o assunto, a ministra Esther Dweck voltou a falar sobre os novos pacotes federais.
Em entrevista, Dweck destacou que prevê novas contratações nos próximos três anos e deixou claro uma estimativa de 8 mil até 10 mil novas vagas.
Ainda em declaração, a ministra pontuou que em 2023 serão anunciados poucos concursos. Já para 2024, está sendo aguardada a votação do arcabouço fiscal – que conta com mudanças importantes feitas no Senado, diante disso, outras informações ainda serão dadas.
Durante a declaração, Esther também pontuou sobre a ameaça de estabilidade dos servidores e novas contratações. Na fala, a ministra disse que não pretende acabar com a estabilidade, já que servidores estáveis são mais motivados a trabalhar, sendo analisada a possibilidade de redução da jornada de trabalho, evitando, mediante isso, contratações excessivas
Os estudos sobre as necessidade de mais cargos serão realizados juntamente com a Secretaria de Governo Digital, com a Secretaria de Transformação do Estado e a Secretaria de Gestão de Pessoas.
No que se refere à reestruturação da carreira, Esther pontuou que poucas passarão pelo processo, um exemplo será a Funai e AMN. Confira a seguir os concursos federais que receberam o aval neste ano.