Últimos dias. O Comando do Exército recebe até esta quarta-feira, 15 de agosto, as inscrições do dois editais de concursos públicos para ingresso nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) e Formação de Oficiais da Reserva (CFG/Reserva) do quadro de Engenheiros Militares de 2018/2019.
De acordo com o primeiro documento publicado, o de 02/2018, serão oferecidas 74 vagas para admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do quadro de Engenheiros Militares. Já o segundo edital, 03/2018, dispõe de 24 vagas para admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CFG/Reserva) também do quadro de Engenheiros.
Veja também:
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter, no máximo, 25 anos completos no período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano do concurso; e ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, em área de engenharia objeto do concurso.
Ao concluir o curso de Formação, o aluno será nomeado primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares e terá ganhos de R$ 8.245,00, conforme tabela de remuneração de militares.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 10 de julho e 15 de agosto de 2018, no endereço eletrônico oficial (www.ime.eb.br). A taxa de inscrição custará R$100,00.
O concurso contará com exame intelectual, a ser aplicado no dia 12 de outubro de 2018 em Belém/PA; Belo Horizonte/MG; Brasília/DF; Campinas/SP; Campo Grande/MS; Curitiba/PR; Fortaleza/CE; Juiz de Fora/MG; Manaus/AM; Porto Alegre/RS; Recife/PE; Rio de Janeiro/RJ; Salvador/BA; São José dos Campos/SP; São Paulo/SP e Vila Velha/ES.. Os locais e horários de provas serão divulgados oportunamente pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
A prova objetiva abordará questões de matemática (15), física (15) e química (10), totalizando 40 quesitos. Além disso, o certame terá inspeção de saúde e exame de aptidão física.
O Concurso de Admissão terá validade apenas para o ano a que se refere a inscrição, o qual tem a validade a partir da data de publicação do respectivo Edital de Homologação do resultado e encerrar-se-á 60 (sessenta) dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.
O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.
Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.