Editais divulgados. O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), faz saber aos interessados a abertura de concurso público (Concurso Exército IME 2017) para preencher 98 vagas nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) e Formação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de Engenheiros Militares de 2017/2018. Os documentos foram divulgados no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de junho.
O primeiro edital publicado, 02/2017, conta com 74 vagas no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do quadro de Engenheiros Militares. Já o segundo edital, 03/2017, dispõe de 24 vagas para admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de Engenheiros Militares.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível médio completo ou estar cursando a última série do curso, além de ter idade entre 16 e 21 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2018).
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 26 de junho e 04 de agosto de 2017, no site oficial do IME (www.ime.eb.br). A taxa de inscrição custará R$100,00.
Assim que concluir o CFG/Ativa, o concludente será nomeado primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares e terá salário de R$ 7.796,00. O graduado será movimentado para uma das organizações militares do Exército Brasileiro, em qualquer região do território nacional, para exercer as atividades relacionadas com a Engenharia Militar, por um período mínimo de 5 anos.
Os inscritos no concurso serão avaliados por provas objetivas, a serem aplicadas na data prevista de 12 de outubro de 2017, em locais e horários a serem divulgados pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). O exame intelectual contará com 40 questões, distribuídas entre as disciplinas de Matemática (15), Física (15) e Química (10).
Haverá ainda, em etapas subsequentes, inspeção de saúde (IS) e exame de aptidão física (EAF). Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 17 de outubro de 2017.
A validade do concurso será apenas para o ano a que se refere a inscrição, o qual tem a validade de até sessenta dias após a data de matrícula, sendo esta considerada a data limite para a convocação dos aprovados.