Concurso EMATER MG 2018: sai resultado final do certame

Provas foram aplicadas no dia 23 de setembro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais divulgou o resultado final do concurso público (Concurso EMATER-MG 2018). As provas foram aplicadas no dia 23 de setembro. O cargo mais procurado foi o de assistente administrativo, sendo registrado 39.189 inscritos, o que representa 1.781 candidatos/vaga para função. Veja o quantitativo de inscritos para cada cargo logo abaixo:

Assistente administrativo: 39.189

Produtor de TV e audiovisuais: 177

Auxiliar técnico: 480

Extensionista agropecuário I: 4.635

Extensionista agropecuário II: 7.228

Assistente técnico: 4.106

Analista de sistemas: 629

Assessor jurídico: 2.713

Auditor: 214

Resultado Final EMATER MG 2018 – Clique aqui

Divulgado em 2015, o certame estava suspenso desde abril de 2016 pelo TCE sob a alegação, especialmente, de inexistência de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (AL-MG), instituindo o quadro de pessoal e vagas da empresa.

O esforço da empresa culminou na aprovação pela ALMG, em 19 de dezembro de 2017, do Projeto de Lei 4.851/2017, de iniciativa do Governador Fernando Pimentel, que instituiu o referido Quadro de Pessoal e Vagas. Após esta etapa, o presidente da Emater-MG, Glenio Martins de Lima Mariano, solicitou ao TCE a liberação do certame. Em primeiro de fevereiro o Tribunal decidiu favoravelmente, autorizando a empresa a retomar o concurso, mas condicionando o processo à republicação do edital, com todos os ajustes necessários, abertura de prazo para novas inscrições, além de prazo para devolução dos valores de inscrição para quem desistir do certame.

“Governos passados tiveram situação muito mais favorável para aprovar o Quadro de Pessoal e Vagas, mas, infelizmente, não priorizaram a valorização dos profissionais, nem a estruturação da empresa no médio e longo prazos. O passo que damos agora é mais que uma conquista para o presente, é um legado que deixamos para o futuro. Somos uma das poucas Emateres do país realizando concurso público neste momento crítico, de perda de direitos, pelo qual passa o Brasil”, reforça o presidente Glenio Martins.

De acordo com a EMATER, “a retomada do concurso foi muito aguardada, não só pelos profissionais que pretendem fazer parte da Emater-MG, mas também pelas prefeituras que querem a abertura de novos escritórios da Empresa ou que solicitam a ampliação dos serviços nos municípios pelo interior do Estado. O último concurso público da Emater-MG foi realizado há mais de 13 anos, em 2005. O processo é fundamental para recomposição do quadro de profissionais da empresa e, consequentemente, a garantia da assistência técnica pública, gratuita, continuada e de qualidade prestada, sobretudo, aos agricultores familiares”, informou em nota.

Prepare-se: Apostila Concurso EMATER MG 2018 – Atualizada

Cargos e Vagas Concurso EMATER MG 2018

O concurso EMATER-MG 2018 conta com oportunidades para os cargos de são para Assistente Administrativo (22), Auxiliar Técnico – Suporte em Informática (1), Produtor de VT e Audiovisuais (01), Extensionista Agropecuário I (21), Extensionista Agropecuário II – Engenharia Agronômica (20), Extensionista Agropecuário II – Zootecnista (05), Extensionista Bem Estar Social II (09), Assistente Técnico I nas especialidades de Administração de Empresas (01), Arquitetura e Urbanismo (01), Ciências Contábeis (05), Ciência e Tecnologia de Laticínios (01), Comunicação Social (01), Designer Gráfico (01), Engenharia de Alimentos (01), Engenharia de Produção (01), Geografia (01) e Psicologia (01); Auditor (02), Analista de Sistemas I (02) e Assessor Jurídico (03).

Os salários oferecidos podem chegar a até R$6.032,95, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Lotação das vagas do Concurso EMATER MG 2018

Assistente Administrativo II: Macrorregião de Alfenas, Belo Horizonte, Macrorregião de Belo Horizonte, Macrorregião de Curvelo, Macrorregião de Governador Valadares, Macrorregião de Juiz de Fora, Macrorregião de Montes Claros, Macrorregião de Patos de Minas, Macrorregião de Pouso Alegre, Macrorregião de Teófilo Otoni, Macrorregião de Uberaba e Macrorregião de Viçosa;

Auxiliar Técnico: Belo Horizonte;

Produtor de VT e Audiovisuais: Belo Horizonte;

Extensionista Agropecuário I: Macrorregião de Alfenas, Macrorregião de Belo Horizonte, Macrorregião de Curvelo, Macrorregião de Governador Valadares, Macrorregião de Juiz de Fora, Macrorregião de Montes Claros, Macrorregião de Patos de Minas, Macrorregião de Pouso Alegre, Macrorregião de Teófilo Otoni, Macrorregião de Uberaba e Macrorregião de Viçosa;

Extensionista Agropecuário II – Engenharia Agronômica: Macrorregião de Alfenas, Macrorregião de Belo Horizonte, Macrorregião de Curvelo, Macrorregião de Governador Valadares, Macrorregião de Juiz de Fora, Macrorregião de Montes Claros, Macrorregião de Patos de Minas, Macrorregião de Pouso Alegre, Macrorregião de Teófilo Otoni, Macrorregião de Uberaba e Macrorregião de Viçosa;

Extensionista Agropecuário II – Zootecnista: Macrorregião de Juiz de Fora e Macrorregião de Pouso Alegre;

Extensionista Bem Estar Social II: Macrorregião de Alfenas, Macrorregião de Belo Horizonte, Macrorregião de Curvelo, Macrorregião de Governador Valadares, Macrorregião de Montes Claros, Macrorregião de Patos de Minas, Macrorregião de Pouso Alegre, Macrorregião de Teófilo Otoni e Macrorregião de Viçosa;

Assistente Técnico I nas especialidades de Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Comunicação Social, Designer Gráfico, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Geografia e Psicologia: Belo Horizonte; e

Auditor, Analista de Sistemas I e Assessor Jurídico: Belo Horizonte.

Sobre os cargos do Concurso EMATER MG 2018

Assistente Administrativo II: Exercer atividade de suporte administrativo às unidades organizacionais, elaborando e controlando prestação de contas, balancetes e demais atividades administrativas da Unidade, promovendo a organização, funcionamento, manutenção e controle na área de material, patrimônio, transporte, finanças, pessoal e áreas afins.

Produtor de VT e Audiovisuais: Operar e filmar com equipamentos de vídeo, especialmente câmaras profissionais HD, em produções externas (reportagens e vídeos) e em estúdio. Realizar edição não-linear em Final Cut , Motion, After Effects e Adobe Premiere. As atribuições exigem conhecimento de pacote Adobe e plataforma Mac OSX. Planejar a produção de trabalho de vídeos definindo fases, objetivos e recursos. Dirigir o processo de gravação de imagens orientando as tomadas.

Auxiliar Técnico: Dar suporte na manutenção de equipamentos e sistemas de informação; instalar e configurar sistemas operacionais, aplicativos, drivers e antivírus. Instalar e configurar dispositivos de informática e de redes. Dar suporte em Windows e Linux. Participar na identificação e solução de problemas de software e hardware.

Extensionista Agropecuário I: Atuar como técnico de nível médio em agropecuária e de acordo com sua habilitação legal na prestação de serviços aos clientes da Empresa; participar da elaboração, execução e acompanhamento dos programas municipais de assistência técnica e extensão rural dos municípios atendidos pela Empresa; Auxiliar na elaboração de projetos, realizando levantamentos, orçamentos e avaliações necessárias a sua conclusão; prestar assistência técnica aos clientes, acompanhando-os e orientando os nos projetos elaborados.

Extensionista Agropecuário II: Executar atividades profissionais e de prestação de serviços aos clientes da Empresa, correspondentes à habilitação profissional do cargo de nível superior; elaborar, executar e acompanhar os programas e projetos relacionados à assistência técnica e extensão rural nos municípios atendidos pela Empresa; prestar assistência técnica agropecuária e gerencial aos clientes da Empresa elaborando e assinando projetos técnicos, inclusive aqueles para obtenção de crédito rural, acompanhando e/ ou fiscalizando sua execução; realizar levantamentos e perícias técnicas relacionadas à sua área de competência.

Extensionista Bem Estar Social II: Executar atividades profissionais e de prestação de serviços aos clientes da Empresa, correspondentes à habilitação profissional para o cargo; participar do planejamento, execução e acompanhamento dos programas de extensão rural nos municípios atendidos pela Empresa; elaborar projetos nas áreas de Bem-estar Social, destinados às famílias e comunidades rurais, acompanhando sua execução e avaliação; assistir as famílias rurais, orientando-se nas áreas de competência do projeto.

Assistente Técnico I: Exercer como profissional de nível superior e de acordo com sua habilitação atividades de apoio às diversas unidades da Empresa. Elaborar e executar projetos, programas, processos, contratos e pareceres específicos de sua área de atuação. Desenvolver, coordenar, executar, avaliar, emitir pareceres e relatórios dos programas e projetos de sua área de competência. Elaborar material técnico e institucional, ministrar treinamentos relacionados a sua área de competência.

Analista de Sistemas I: Executar atividades de análise de sistemas nos campos de desenvolvimento e manutenção de aplicações, documentação e atendimento de serviços de informática relacionados a sistemas de informação, envolvendo conhecimento de análise de necessidades, elaboração de modelos de dados, implementação e implantação de sistemas, visando atender as necessidades das áreas/setores da Empresa.

Assessor Jurídico: Exercer a advocacia, em caráter de exclusividade, dos interesses da EMATER-MG compreendendo, além da ação e representação judicial, o procuratório extrajudicial e as funções de assessoria às unidades da Empresa; planejar, orientar, coordenar e controlar atividades jurídicas de natureza contenciosa, consultiva, contratual e patrimonial e demais atividades delegadas pela empresa de que necessitem de apoio jurídico.

Auditor: Exercer atividades de auditoria nas áreas patrimonial, pessoal, econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, analisando os respectivos procedimentos e controles internos, elaborando relatórios e outros documentos afins em cumprimento às disposições legais e normativas internos da Empresa. Verificar os atos de gestão visando comprovar a legalidade, legitimidade, economicidade, eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, pessoal e dos demais sistemas operacionais. Assessorar os gestores no acompanhamento da execução dos programas de governo.

Inscrição Concurso EMATER MG 2018

As inscrições do Concurso EMATER MG 2018 foram realizadas entre 10 horas do dia 04 de julho de 2018 e 13 horas do dia 10 de agosto de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora (www.gestaoconcurso.com.br). A taxa de inscrição custou:

R$ 60,00 para cargos de nível médio;

R$ 90,00 para funções de nível superior.

Observação para os já inscritos:

Todos os candidatos já inscritos deverão acessar o site da organizadora, em sua “Área do Candidato” e atualizar os dados pessoais, inclusive a data de expedição do documento de identidade. Todos os candidatos já inscritos para as vagas de deficientes e atendimento especial deverão se atentar para as regras descritas nos itens 6 e 7 do edital de retificação (conforme disposto no edital abaixo).

Provas Concurso EMATER MG 2018

As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades, Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa. A avaliação foi aplicada no dia 23 de setembro de 2018.

A duração das Provas será de 04 (quatro) horas, incluído o tempo para leitura das instruções, sendo responsabilidade do candidato observar o horário estabelecido. O tempo de duração abrange a assinatura da Folha de Resposta e a transcrição das respostas do Caderno de Questões para a Folha de Resposta da Prova Objetiva.

Sobre as provas objetivas

O Concurso Público constará de Provas Objetivas, com 04 opções de A a D, e uma única resposta correta. As Provas Objetivas têm caráter eliminatório e classificatório contendo:

Para os Empregos Públicos de Nível Médio: 50 (cinquenta) questões no total, sendo que cada questão valerá 01 (um) ponto, perfazendo um total de 50 (cinquenta) pontos. 11.1.2. Para os Empregos Públicos de Nível Superior: 60 (sessenta) questões no total, sendo que cada questão valerá 01 (um) ponto, perfazendo um total de 60 (sessenta) pontos.

As disciplinas, códigos das disciplinas e as quantidades de questões por disciplinas constam no edital. Será eliminado o candidato que: a) Obtiver nota inferior a 50% dos pontos possíveis em cada disciplina (P1 a P5); b) Obtiver nota inferior a 60% do total de pontos distribuídos na Prova Objetiva; c) Zerar qualquer uma das Disciplinas.

Informações do concurso
  • Concurso: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
  • Banca organizadora: Gestão Concurso
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: 100
  • Remuneração: até até R$6.032,95
  • Inscrições: entre 10 horas do dia 04 de julho de 2018 e 13 horas do dia 10 de agosto de 2018
  • Taxa de Inscrição: entre R$60 e R$90
  • Provas: 23 de setembro de 2018
  • Situação: PUBLICADO

Edital Reabertura Concurso EMATER MG 2018

Retificação Concurso EMATER MG 2018 – 01

Apostila EMATER-MG 2018 - Assistente Administrativo ll [CD Grátis]
[Apostila Digital] EMATER-MG 2018 - Assistente Administrativo ll

Comentários estão fechados.