A Prefeitura de Macapá, Estado do Amapá, divulgou o resultado final da prova objetiva do concurso público (Concurso Educação Macapá AP 2018) que prevê o preenchimento de 330 vagas em cargos de ensino superior. De acordo com o edital publicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame, serão reservadas 16 vagas aos portadores de deficiência e 64 aos negros.
De acordo com o edital de Concurso Educação Macapá 2018, as oportunidades são destinadas aos cargos de Professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (300 vagas), Pedagogo (20 vagas), Administrador (2 vagas), Assistente Social (2 vagas), Fisioterapeuta (2 vagas), Fonoaudiólogo (2 vagas) e Psicólogo (2 vagas). O salário é de R$ 2.831,56, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental I – Anos Iniciais)
Requisitos: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.
Atribuições Gerais: O Professor da Educação Básica atuará no campo da educação, em que o trabalho vai da Educação Infantil ao ensino das disciplinas do currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo este um cargo direcionado para profissionais de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.
Pedagogo
Requisitos: Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em supervisão, orientação, administração escolar ou coordenação pedagógica.
Atribuições Gerais: O Pedagogo atuará em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um Especialista em Educação. Associará o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o Pedagogo contribuirá para a melhoria constante do ensino e do aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento, sendo este um cargo direcionado para profissionais graduados em Pedagogia, com habilitação em supervisão, orientação, administração escolar ou coordenação pedagógica.
Especialista na Educação Administrador
Requisitos: Bacharelado em Administração.
Atribuições Gerais: O Administrador atuará na pesquisa, análise, planejamento, elaboração e execução de projetos da administração financeira e orçamentária, de custos, gestão de pessoas, suprimentos, logística, administração geral e outras atividades do setor educacional. Elaborará planos e projetos para orientar os dirigentes e demais técnicos de outros campos de conhecimento quanto à aplicação das ferramentas administrativas mais adequadas, com vistas à eficiência e eficácia dos serviços, sendo este um cargo direcionado para profissionais graduados em Administração.
Especialista na Educação Assistente Social
Requisitos: Bacharelado em Assistência Social.
Atribuições: O Assistente Social atuará no campo da realidade social relacionando-a com o contexto educacional. Seu trabalho volta-se à identificação e atendimento das demandas provenientes da questão social que perpassa o cotidiano do campo educacional, sendo este um cargo direcionado para profissionais graduados em Assistência Social.
Especialista na Educação Fisioterapeuta
Requisitos: Bacharelado em Fisioterapia
Atribuições Gerais: O Fisioterapeuta atuará na promoção da saúde, na prevenção de problemas físicos ou orgânicos e no desenvolvimento de diagnósticos funcionais para elaboração de tratamento/estratégias de intervenção, a fim de observar no que esse diagnóstico intervém nas habilidades do educando em seu aprendizado e socialização no âmbito escolar. O papel do fisioterapeuta na área educacional, refere-se à inclusão escolar, visando por meio de suas habilidades e competências contribuir com o professor e outros profissionais, minimizando as dificuldades desses educandos objetivando um aproveitamento escolar máximo. Este cargo é direcionado para profissionais graduados em Fisioterapia.
Especialista na Educação Fonoaudiólogo
Requisitos: Bacharelado em Fonoaudiologia
Atribuições Gerais: O Fonoaudiólogo atuará em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz, com potencialização da aprendizagem. Este cargo é direcionado para profissionais graduados em Fonoaudiologia.
Especialista na Educação Psicólogo
Requisitos: Bacharelado em Psicologia, com habilitação/especialização em Psicologia Educacional.
Atribuições: O Psicólogo Educacional atuará no âmbito da educação, colaborando para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre às dimensões política, econômica, social e cultural. Realizará pesquisa, diagnóstico e intervenção psicológica, individual ou em grupo. Participará também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando à promoção da qualidade, a valorização e a democratização do ensino. Este cargo é direcionado para profissionais graduados em Psicologia, com ênfase na área educacional.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 21 de maio e 14 horas do dia 25 de junho de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (www.concursosfcc.com.br). A taxa de inscrição custou R$100,00.
O concurso Educação Macapá AP 2018 contou com provas objetivas e prova de títulos. As provas foram aplicadas no dia 19 de agosto de 2018, em locais e horários que serão divulgados no site oficial da organizadora e também por e-mail no dia 19 de julho.
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 20 de agosto de 2018, a partir das 17 horas. O resultado será divulgado no dia 28 de setembro.
A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.