De acordo com informações do setor de recursos humanos da Defensoria Pública da União (DPU) ainda é aguardado um parecer da administração superior do órgão para que possa ser definida a oferta de vagas do novo concurso público que será realizado para o cargo de defensor público federal. Somente após este posicionamento poderá ser iniciado o processo da escolha da banca organizadora e, posteriormente, definição de quando o edital poderá ser publicado. As informações são do JC Concursos.
O Projeto de Lei, 7922/14, que cria vagas na Defensoria Pública da União (DPU) está próximo de ser aprovado. A PL, que visa o preenchimento de vagas através de concurso público e aprovados em concursos com validade, está desde o dia 06 de setembro para ser votada no plenário da Câmara, mas acabou ficando para depois, já que a sessão foi encerrada. Lembrando que o projeto também contempla o plano de carreiras e definição de novos valores salariais.
O projeto foi encaminhado desde o ano de 2014, mais precisamente no dia 29 de agosto, pelo o então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova. Agora, finalmente, será votado no plenário.
O último certame realizado pela Defensoria Pública da União (DPU) aconteceu em 2015. Na ocasião, foram oferecidas vagas para:
Nível Médio: Agente Administrativo (105 vagas) – Remuneração de R$ 3.817,98, já incluso valor do auxílio alimentação, por jornada de trabalho de 40 horas semanais;
Nível Superior: Analista Técnico Administrativo (34 vagas), Arquivista (CR), Assistente Social (CR), Bibliotecário (CR), Contador (1 vaga), Economista (1 vaga), Psicólogo (1 vaga), Sociólogo (CR), Técnico em Assuntos Educacionais (CR) e Técnico em Comunicação Social/Jornalista (1 vaga) – Salário é de R$ 6.348,27.
As oportunidades foram para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.