A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP) avançou mais uma etapa rumo ao edital do concurso DPE SP. Com isso, as inscrições podem estar mais perto do que nunca. Ao todo serão 70 vagas para defensores.
O órgão escolheu a banca que vai organizar o certame. A Fundação Carlos Chagas, FCC, foi a escolhida. A dispensa de licitação foi divulgada nesta terça-feira, 11 de outubro.
Mediante os trâmites, os próximos passos serão a assinatura do contrato, a finalização do cronograma e a liberação do edital. É importante lembrar também que houve um aumento do número de vagas, de 50 para 70 oportunidades.
Para concorrer é preciso ter graduação em direito, além de ter exercido no mínimo três anos de atividade jurídica. As remunerações chamam bastante atenção. Os aprovados devem receber um valor superior a R$ 25,6 mil, já que essa faixa salarial foi equivalente ao ano de 2019.
A atividade jurídica pode enquadrar as seguintes funções:
O último edital do concurso DPE SP foi liberado em 2019 e na ocasião foram ofertadas 40 vagas. A FCC também foi a banca responsável. A prova contou com 88 questões voltadas para as disciplinas:
Vale lembrar que ainda houveram questões discursivas sobre os seguintes temas:
A terceira e última etapa ainda contou com questões dissertativas e peca judicial no qual foram abordadas as seguintes questões. Confira os temas de acordo com o quantitativo:
A aprovação sobre a reserva de vagas aconteceu em 27 de maio e contou com as seguintes declarações:
Artigo 1º. Ficam instituídas ações afirmativas nos concursos públicos de ingresso nas carreiras de Defensores/as Públicos/as e de Servidores/as com as seguintes reservas de vagas:
O documento ainda informa:
Se na apuração do número de vagas reservadas resultar número decimal igual ou maior do que 0,5 (cinco décimos) adotar-se-á o número inteiro imediatamente superior; se menor do que 0,5 (cinco décimos) adotar-se-á o número inteiro imediatamente inferior.