Concurso DPE CE 2022: Gabaritos das provas escritas são divulgados

Defensoria Pública do Estado do Ceará abriu novo edital de concurso público para o preenchimento de 60 vagas no cargo de Defensor.

Está em andamento o novo edital de concurso público da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Concurso DPE-CE 2022) para o cargo de Defensor Público. De acordo com o documento de abertura, publicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora da seleção, estão sendo oferecidas 60 vagas para a carreira.

As provas escritas do certame foram aplicadas no dia 05 de junho. Os gabaritos preliminares podem ser acessados no portal do candidato pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), a banca organizadora da seleção.

As 60 vagas do concurso serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 5% serão reservadas às pessoas com deficiência;
  • 20% serão reservadas às pessoas negras;
  • 5% serão reservadas para quilombolas; e
  • 5% serão reservadas para indígenas.

Para concorrer a uma das vagas de Defensor, o candidato precisa possuir diploma de nível superior na modalidade bacharelado no curso de Direito, além de pelo menos dois anos de prática forense e outros requisitos básicos a todo provimento de concurso.

Os aprovados no concurso DPE-CE 2022 serão contratados sob regime estatutário, que prevê a estabilidade. O salário inicial da carreira é de R$27.528,09.

Inscrição concurso DPE CE 2022

As inscrições do concurso DPE-CE 2022 para o cargo de Defensor foram realizadas até as 14h do dia 8 de abril de 2022, por meio do site da Fundação Carlos Chagas (FCC), a banca organizadora da seleção. A taxa de inscrição custou R$295.

Foram aceitos pedidos de isenção das 10h do dia 3 de março às 23h59min do dia 10 de março. Puderam solicitar a isenção quem atendeu aos seguintes requisitos:

  • Servidor público estadual;
  • Doador de sangue;
  • Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público, aos deficientes, e aos alunos cujas famílias percebam renda de até 2 (dois) salário mínimos, nos termos da Lei nº 13.844/2006, mediante comprovação dos documentos relacionados;
  • Para as pessoas com deficiência; e
  • Para os alunos cujas famílias percebam renda de até 2 (dois) salários mínimos.

Provas

O concurso DPE CE 2022 para o cargo de Defensor Publico vai contar com até quatro etapas de seleção, conforme disposto a seguir:

  1. Prova escrita preliminar objetiva (de caráter eliminatório e classificatório);
  2. Provas escritas discursivas (de caráter eliminatório e classificatório);
  3. Prova Oral (de caráter eliminatório e classificatório); e
  4. Avaliação de títulos (classificatório).

A prova objetiva do concurso foi aplicada no dia 05 de junho de 2022, com cinco horas de duração. 

O exame terá 100 questões, distribuídas entre as disciplinas de Direito Constitucional – 20 questões; Direito Civil – 13 questões; Direito Penal – 13 questões; Direito Processual Civil – 12 questões; Direito Processual Penal – 12 questões; Direito do Trabalho – duas questões; Direito Administrativo – sete  questões; Direito Previdenciário – três questões; Direito Empresarial – duas  questões; Direito do Consumidor – seis questões; e Organização da Defensoria Pública – dez questões.

Apenas os aprovados serão convocados para as etapas seguintes:

Prova Escrita Discursiva (1º dia) – 30/07/2022;
Prova Escrita Discursiva (2º dia) – 31/07/2022;
Prova Oral – período a definir;
Avaliação de títulos – período a definir.

A validade do concurso DPE-CE para Defensor será de dois anos, a contar da homologação do resultado final e pode ser prorrogado uma vez e pelo mesmo período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.