O concurso Detran RO ( Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia) pode sair em breve. Isso porque, um dos trâmites cruciais da seleção foi finalizado.
O certame agora conta com comissão organizadora. O grupo vai conduzir o andamento da seleção e escolher a banca. Já a empresa vai receber as inscrições e cuidar das fases do concurso. Os esclarecimentos foram divulgados na sexta-feira, 14 de julho.
Diante disso, o grupo tem até o dia 8 de outubro para avaliar a viabilidade do certame. Ainda não se sabe quais serão as vagas e os cargos ofertados na seleção.
O último concurso ofertou 160 vagas e foi em 2014. O Idecan foi a banca responsável. Confira os cargos:
No caso de ensino fundamental, as oportunidades do concurso Detran RO foram as seguintes:
Para ensino médio:
Para nível superior, as vagas do concurso Detran RO foram:
O concurso Detran AL (Departamento de Trânsito de Alagoas) tem sido um dos mais esperados até o momento. O certame sofreu novos avanços.
A comissão foi oficialmente constituída. Com isso, prazos importantes foram esclarecidos, principalmente, no que se refere ao cronograma do edital.
Com isso, o grupo terá até o mês de agosto para encaminhar ao governo o cronograma de trabalho referente à seleção.
A solicitação referente ao quantitativo de vagas estabelece o total de 60 vagas para os cargos de analista e assistente de trânsito. Entretanto, demais informações como requisitos, salários e áreas ainda não foram confirmadas.
O certame está em análise desde 2021. Sobre o assunto, o então secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, afirmou: “Não está fechado, é uma decisão ainda a ser tomada. O governador está amadurecendo. É preciso observar as questões legais para a realização do concurso. Os concursos estão sendo discutidos internamente para que encontremos um caminho e propúnhamos ao governador”.
Já o Detran, pontuou que tal decisão precisaria do aval do governo: “O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran/AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
As vagas serão para analista e assistente de trânsito. Confira os requisitos estabelecidos.
O Analista de Trânsito é exclusivo de servidor com nível de formação profissional de ensino superior completo, na área de formação exigida para o concurso, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e com inscrição no respectivo conselho profissional, sendo exigida Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.
Confira áreas do concurso Detran AL:
Para assistente de trânsito será preciso: nível de formação profissional de ensino superior completo, em qualquer área de especialidade, reconhecido pelo Ministério da Educação, sendo exigida Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.
A remuneração varia de R$ 3.024,82 a R$ 5.041,37, a depender do cargo.
Confira as atribuições dos servidores:
O Ministério Público de Alagoas recomendou a realização do concurso Detran AL levando em conta que não há novos editais há 22 anos, além de destacar a carência dos servidores.
A principal função da seleção é reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente. A recomendação foi protocolada pelo promotor Coaracy Fonseca.
O certame aconteceu há mais de 20 anos, sendo assim, fortalece a ideia e necessidade de recomposição do quadro de servidores. Em 2019, profissionais chegaram a fazer paralisações reivindicando a contratação de pessoal e para que fosse autorizado novo concurso.