A Polícia Civil do Estado do Paraná vai abrir um novo edital de concurso público para carreira de Delegado (Concurso Delegado Polícia Civil PR 2019) em breve. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 03 de dezembro, que o Conselho da corporação provou a abertura de 35 vagas, além de cadastro reserva. O novo edital foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária realizada no dia 27 de novembro.
Agora, o processo de realização do concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Paraná será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Público para as providências pertinentes. Após divulgação do documento autorizativo no Diário Oficial, o próximo será formar a comissão que acompanhará a organização do concurso. O grupo de trabalho, que será formado por servidores da própria Polícia, terá que elaborar o projeto básico da seleção, documento que contém as principais informações do certame (inscrições, taxas, estrutura de provas, cronograma, etc).
Para concorrer ao cargo de Delegado de Polícia, o candidato deverá ter nível superior em Direito, ter no mínimo 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A carreira tem salário de R$ 17.921,62 (podendo chegar a R$ 28.007,81 na classe especial), além de adicionais, gratificações, ajuda de custo, salário família e auxílio médico-hospitalar. A jornada é de 40 horas semanais.
O concurso da Polícia Civil do Paraná contará com prova preambular de conhecimentos gerais, prova de conhecimento específico, avaliação de títulos, exame de investigação de conduta, exame de rigidez física e exame de aptidão física. Além disso, os profissionais aprovados nas etapas citadas passarão por um curso de formação profissional, de caráter eliminatório.
O último edital do cargo de Delegado da Polícia Civil do Paraná foi divulgado em 2013, quando contou com 26 vagas para preenchimento imediato, além de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade. Do quantitativo de vagas, 03 foram reservadas aos negros.
A primeira etapa do concurso, prova objetiva, contou com 100 questões distribuídas em quatro grupos, sendo:
Primeiro Grupo: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática;
Segundo Grupo: Direito Civil, Legislação Estadual, Medicina Legal;
Terceiro Grupo: Direito Administrativo e Direito Constitucional;
Quarto Grupo: Direito Penal e Direito Processual Penal.
Os candidatos responderam a 10 questões de cada matéria. Para ser considerado aprovado e continuar no certame foi preciso acertar pelo menos 50% das questões. Além disso, o candidato precisou obter, no mínimo, 40% de acertos das questões de cada grupo, ou seja, 12 acertos no Grupo um; 12 acertos no grupo dois; oito acertos no grupo três; e oito acertos do grupo quatro.
A prova de Conhecimentos Gerais (Prova Objetiva) foi realizada no Paraná, nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina, enquanto as demais fases foram realizadas somente no município de Curitiba.