No Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Mairiporã divulgou a abertura de edital de concurso público (Concurso de Mairiporã SP 2018) que tem por objetivo de preencher 13 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde. De acordo com o edital, a função exige o ensino médio completo e o candidato deve residir próximo ao local de atuação do trabalho. A remuneração oferecida será de R$ 1.333,97, por 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até o dia 21 de junho (até às 17 horas) de 2018, no site oficial da banca organizadora Instituto Mais (www.institutomais.org.br). A taxa de inscrição está no valor de R$ 54,00.
O concurso de Mairiporã SP contará com provas objetivas (para todos) com 40 questões distribuídas entre as disciplinas de atualidades, língua portuguesa, conhecimentos específicos e matemática. As avaliações serão aplicados no dia 22 de julho, em locais a serem informados em data oportuna pela banca.
O concurso público é válido por 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.
O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Parágrafo único. Para fins desta lei complementar, entende-se por educação popular em saúde as práticas político-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde individual e coletiva a partir do diálogo sobre a diversidade de saberes culturais, sociais e científicos e a valorização dos saberes populares, com vistas à ampliação da participação popular no SUS e ao fortalecimento do vínculo entre os trabalhadores da saúde e os usuários do SUS.