Os aprovados ou interessados no concurso da Polícia Militar precisam se atentar às novidades. Isso porque, está em análise na Câmara dos Deputados um PL – Projeto de Lei- que pretende levar ao fim das câmeras nos fardamentos policiais.
O documento é de autoria do deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) e tem por objetivo garantir isonomia para o videomonitoramento individual dos agentes públicos.
Segundo o político, essa é uma forma de evitar preconceitos com a categoria e evitar qualquer tipo de discriminação. O texto proíbe a exigência da instalação desses equipamentos enquanto a medida não for estendida a todos os servidores públicos, sejam eles civis ou militares.
Como uma maneira de proteger o servidor policial, o Projeto de Lei ainda determina que o funcionário pode recusar o uso das câmeras sem sofrer qualquer tipo de penalidade administrativa, disciplinar ou criminal pela decisão.
O dispositivo foi implantado em algumas regiões do país e foi adotado como forma de aumentar a transparência e a responsabilização dos agentes de segurança pública.
Além disso, tem como finalidade os seguintes pontos:
O projeto para retirada das câmeras tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se for aprovado em todas as etapas, poderá entrar em vigor e modificar a atual prática de uso do dispositivo.
O concurso PMERJ (Polícia Militar Estado do Rio de Janeiro) anuncia editais para o quadro de saúde da corporação. A oferta é para técnicos e médicos.
As inscrições do concurso ficarão abertas pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – Ibade, organizador da seleção. Os interessados deverão preencher um formulário com todos os dados solicitados entre os dias 20 de julho a 21 de agosto de 2023.
Sobre a taxa, será R$ 100 para técnicos e R$ 120 para médicos. No que se refere ao período de inscrições, serão esclarecidos nos editais divulgados junto ao portal da banca em tempo oportuno.
Serão 67 vagas para o concurso PMERJ nos seguintes cargos:
Os salários variam a depender do cargo, sendo:
Após o estágio, os valores são:
Os requisitos dependem do cargo, veja:
Cabo PM Especialista do Quadro Auxiliar de Saúde (QAS)
Oficiais Médicos do Quadro de Oficiais da Saúde (QOS)