A Câmara de Belo Horizonte divulgou o resultado preliminar das provas objetivas do cargo de Técnico Legislativo do concurso (Concurso da Câmara de Belo Horizonte MG). Os candidatos poderão consultar os resultados logo abaixo:
A CONSULPLAN tem a organização do concurso da Câmara de Belo Horizonte/MG. O concurso, em sua totalidade, ofereceu oportunidades para os cargos de Técnico de Enfermagem (1 vaga), Técnico de Saúde Bucal (2 vagas), Técnico de Segurança do Trabalho (2 vagas) e Técnico Legislativo II (57 vagas), com requisito de ensino médio, Analista de Tecnologia da Informação – Especialidade de Desenvolvimento de Sistema (1 vaga), Infraestrutura de Sistema (1 vaga), Arquivista (2 vagas), Consultor Legislativo – Especialidades de Administração Pública, Orçamento e Finanças (4 vagas), Ciências Sociais e Políticas (2 vagas) e Saúde Pública (1 vaga), Coordenador do Processo Legislativo (11 vagas), Dentista (2 vagas), Engenheiro Civil (2 vagas), Médico Clínico (1 vaga), Procurador (8 vagas), Psicólogo Clínico (1 vaga), Psicólogo Organizacional (2 vagas) e Redator (2 vagas).
Técnico de Enfermagem: prestar assistência de enfermagem em urgências e emergências;executar procedimentos de enfermagem, respeitando as normas de biossegurança e as técnicas básicas de enfermagem;receber e encaminhar servidores para exames admissionais, periódicos e demissionais, dentre outros;
Técnico de Saúde Bucal: realizar o acolhimento e preparar o paciente para o atendimento; executar atividade de desinfecção e esterilização de locais de atendimento, mobiliários, equipamentos e instrumentos odontológicos; auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas; realizar, quando necessário e sob orientação do Dentista, técnicas de higiene bucal e aplicação tópica do flúor, para prevenção das doenças bucais; dentre outros;
Técnico de Segurança do Trabalho: elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho;realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área;identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho;participar de perícias e fiscalizações; dentre outros.
Técnico Legislativo II: redigir, datilografar, digitar e encaminhar documentação;efetuar controles administrativos;elaborar, analisar e atualizar tabelas, gráficos e quadros demonstrativos em geral;realizar pesquisas de dados;instruir, encaminhar e acompanhar a tramitação de processos, orçamentos e demais assuntos em apoio às atividades da área; entre outras.
Analista de Tecnologia da Informação: identificar as necessidades de serviços e produtos para a Câmara na área de Informática e propor soluções tecnológicas, viabilizando sua execução nas áreas envolvidas; pesquisar, planejar e validar diretrizes de melhorias na aplicação de tecnologias correntes às atividades da Câmara, com adequação às tendências gerais do mercado;
Arquivista: Atribuições: executar registro e tratamento técnico de documentos arquivísticos da Câmara; planejar e manter bases de dados de documentos; contribuir para o planejamento e a implementação de bancos de dados de documentação arquivística; controlar o fluxo de documentos em suportes diversos; dentre outros.
Consultor Legislativo: Atribuições: elaborar, redigir e revisar minutas de proposições, pareceres e outros textos de interesse legislativo no âmbito de sua atuação temática, em atendimento a solicitações de vereador, de comissão ou da Mesa, ou adequá-los à técnicas legislativas: realizar estudos técnicos e atender a consultas sobre assuntos vinculados ao exercício do mandato parlamentar, no âmbito da Câmara Municipal; dentre outros.
Procurador: atuar em defesa dos interesses da Câmara, em juízo ou na esfera administrativa, mediante designação do Procurador-Geral; prestar assessoramento jurídico aos órgãos da secretaria da Câmara, orientando sobre a aplicação de dispositivos legais e regulamentares; minutar e analisar contratos, termos de compromisso e de responsabilidade, editais e demais atos licitatórios; fornecer apoio consultivo às comissões em assuntos afetos à sua função; desempenhar atividades correlatas em apoio ao desenvolvimento dos trabalhos.
Psicólogo: Atribuições: colaborar no planejamento, orientação, implantação, execução e avaliação de projetos e programas preventivos, educativos e especiais de saúde do servidor, em atendimento às necessidades da instituição; colaborar no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo de readaptação de servidores ao trabalho, decorrente de afastamento por doenças ou prolongado; dentre outros.
Redator: redigir e revisar textos da correspondência oficial, anteprojetos, textos normativos e discursos;colaborar para o desenvolvimento e atualização das convenções internas, no tocante à linguagem e à forma;apresentar sugestões e opinar sobre a padronização de técnicas de redação e modelos de texto a serem utilizados;fornecer apoio consultivo às comissões, em assuntos afetos à sua função;redigir e revisar textos diversos, para atender às necessidades da Câmara;desempenhar atividades correlatas, em apoio ao desenvolvimento dos trabalhos.
Os salários dos cargos de ensino médio chegarão a R$ 3.187,25, enquanto os ganhos de ensino superior alcançam R$ 5.561,00, com exceção do cargo de Procurador, cujo salário chegará a R$ 7.853,62. Haverá ainda, os benefícios de auxílio-alimentação no valor de R$ 30,25 por dia útil efetivamente trabalhado, auxílio-creche, auxílio-transporte e plano de saúde.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 14 horas do dia 28 de novembro de 2017 e 16 horas do dia 04 de janeiro de 2018, no site oficial da organizadora (www.consulplan.net). A taxa de inscrição custou:
R$19,80 para nível médio; e
R$40,10 para nível superior.
Os inscritos no concurso da Câmara de BH foram avaliados por provas objetivas, aplicadas nos dias 18 de fevereiro e 18 de março de 2018 (somente Técnico Legislativo II). A prova contou com questões de língua portuguesa, conhecimentos específicos, raciocínio lógico e noções de direito público.
Haverá ainda, prova dissertativa, peça prático-profissional e elaboração de projeto de lei, a depender do cargo. A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.