Categorias: Notícias

Concurso CVM: novo edital segue previsto; confira detalhes

O concurso CVM (Comissão de Valores Imobiliários) está previsto para o novo governo. Devido ao baixo número de funcionário, o órgão pode entrar em crise.

Sendo assim, mediante à necessidade de contratação de funcionários para compor o quadro, tudo indica que o edital não vai demorar de sair.

É importante destacar que o Sindicato Nacional dos Servidores da CVM (SindCVM) segue em mobilização para realização do certame. “A importância desse concurso é a defesa das nossas carreiras. A CVM precisa de novos servidores para suprir o déficit de pessoal e garantir um serviço público de qualidade”, revelou o sindicato.

O ex-presidente Marcelo Barbosa apresentou um relatório de supervisão. Na ocasião, destacou o risco de crise devido à falta de pessoal.

A solicitação enviada foi seguindo este quadro:

Cargo Vagas solicitadas
Analista 50
Inspetor 27
Agente Executivo 50

 

É importante se atentar aos requisitos dos cargos ofertados. O agente executivo precisa de nível médio completo,  já os cargos de inspetor e analista são para nível superior completo. O analista, para nível superior em áreas específicas, já o inspetor para qualquer nível de formação.

Atribuição dos cargos

Configura função dos cargos:

Inspetor: Atua na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores. Observações: o candidato deverá ter disponibilidade para viagens de inspeção.

Analista: Atua em diversos setores, como Mercado de Capitais, Arquivologia, Biblioteconomia, Recursos Humanos, Sistemas, Infraestrutura de TI, Normas Contábeis e de Auditoria, Planejamento e Execução Financeira e Contador.

Agente Executivo: Fornece o suporte especializado à execução das atividades da CVM, prestando apoio a Analistas e Inspetores em atividades de natureza técnico-administrativas.

Quando foi o último concurso CVM?

O último certame foi liberado em 2010. No ano em questão, foram disponibilizadas 127 vagas. Foram mais de 30 mil inscritos. Contudo, o órgão conta com 175 cargos vagos atualmente. Observe o quadro:

Cargo Vagas autorizadas Vagas livres
Analista 263 50
Inspetor 123 25
Agente Executivo 202 100