No Estado de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aplicou neste domingo, 13 de maio, as provas do edital (nº 02/2018) de concurso público (Concurso CPTM 2018) que tem objetivo de preencher uma vaga no cargo de Operador de Circulação – Maquinista. De acordo com o edital, a função exige o nível médio completo e curso em eletricidade básica com no mínimo 40h. O salário oferecido será de R$ 3.313,68, passando para R$ 3.429,67 após tomar posse do cargo. Os gabaritos serão liberados aqui no site.
Os candidatos deverão ter disponibilidade para trabalhar em qualquer local e nos postos para os quais forem designados, que pertencem ao Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo.
Os interessados em concorrer a uma das vagas do concurso de CPTM SP 2018 puderam se inscrever entre 11 de abril (a partir das 09 horas) e 23 de abril (até às 23h59min) de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora RBO Concursos (www.rboconcursos.com.br). A taxa de inscrição custou R$ 15,70.
O concurso da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM SP) 2018 contou com provas objetivas, com 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Matemática, Eletricidade Básica e Língua Portuguesa, além de avaliação médica e avaliação profissional. As avaliações foram aplicadas no dia 13 de maio, em locais e horários a serem informados no dia 04 de maio.
O gabarito provisório das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico da Rbo Concursos, a partir do dia 14 de maio. A validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.
O Maquinista deverá operar trens e/ou locomotivas, trafegando conforme normas, instruções e procedimentos operacionais, comunicando-se com os usuários, Centro de Controle Operacional – CCO e demais áreas utilizando recursos de comunicação disponíveis; Atuar na formação de novos integrantes do cargo e função; Atuar na equipagem dos trens e/ou locomotivas, atuar conforme Procedimentos de Operação vigentes; Monitorar prática de condução de trens e/ou locomotivas para formação de novos maquinistas; Preencher formulários de controle de viagens e avarias do sistema; Remover interferências na via, de modo a possibilitar a operação normal de trens e/ou locomotivas, sempre que possível e necessário; Operar aparelhos de mudança de via (AMV) e/ou semelhantes; Executar outras atividades inerentes a sua área de atuação sempre que solicitado ou necessário.