Concurso Correios 2015 – Suspensão fere acordo coletivo, diz sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (Sintec-RJ), através do diretor jurídico, Marcos Sant’aguida, avaliou que a falta do Concurso Correios 2015 fere o acordo coletivo de trabalho assinado entre a empresa e a categoria. O concurso está temporariamente suspenso para cerca de 2 mil vagas de nível médio, nos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo, em razão de orientação de departamento do Ministério do Planejamento responsável pela gestão das estatais.

De acordo com a Assessoria de Imprensa dos Correios, a suspensão do concurso foi para atender a uma determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Porém, foi informado que o Dest apenas orientou as estatais a não ampliarem seu efetivo de 2016. O Ministério do Planejamento ainda informou que casos particulares serão analisados e destacou que não houve determinação específica para suspensão de nenhum concursos de estatais.

A assessoria ainda informou que o cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional, já que desde 2011 o efetivo dos Correios foi aumentado de 107 mil trabalhadores em 2010 para os 120 mil este ano. A assessoria ainda frisou que ainda não há uma nova previsão para a realização do concurso e destacou que cabe ao Dest justificar a determinação de suspender o concurso.

O Concurso Correios 2015 já estava bastante adiantado, com a escolha da organizadora praticamente definida, conforme informamos aqui no site, Veja. Inicialmente a empresa chegou a divulgar que o concurso sairia até o final de agosto, o que acabou não acontecendo.

Estudos devem continuar

Apesar da frustrante suspensão, os estudantes do concurso dos Correios não devem justificar a suspensão para a interrupção dos estudos. É importante destacar que a suspensão deve ser vista como uma oportunidade de aprimorar a preparação.

Comentários estão fechados.