Concurso Correios 2015: Sindicato fará denúncia ao MP por suspensão de concurso!

O Concurso Correios 2015 está suspenso! E segundo o diretor de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Campinas e Região (Sintect-CAS), José Ivaldo, a entidade já prepara documentação para apresentar denúncia ao Ministério Público, pedindo a realização do concurso dos Correios, cuja suspensão foi anunciada no início deste mês. “Acredito que, até o início de novembro, a gente já apresente essa denúncia”, destacou. José Ivaldo ainda informou que o sindicato vai reunir dados, como a quantidade de vagas prevista para a área abrangida pela entidade e o número de terceirizados irregulares em exercício na região. O Estado de São Paulo é um dos mais prejudicados com a suspensão – território com maior número de vagas -, visto que há uma grande carência por nos funcionários.

De acordo com a Assessoria de Imprensa dos Correios, a suspensão do concurso foi para atender a uma determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Porém, foi informado que o Dest apenas orientou as estatais a não ampliarem seu efetivo de 2016. O Ministério do Planejamento ainda informou que casos particulares serão analisados e destacou que não houve determinação específica para suspensão de nenhum concursos de estatais.

Apesar de não explicar os motivos dessa determinação, o adiamento temporário do concurso teria acontecido devido ao ajuste fiscal anunciado pelo governo federal, em que uma das medidas tomadas pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff foi o de suspender os concursos para 2016. A suspensão, para atender o Dest, vai de encontro o que havia sido informado pelo Ministério do Planejamento havia anunciado em meados de setembro, de que as empresas públicas e estatais não teriam seus concursos afetados pelo ajuste fiscal anunciado pelo governo federal.

A assessoria ainda informou que o cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional, já que desde 2011 o efetivo dos Correios foi aumentado de 107 mil trabalhadores em 2010 para os 120 mil este ano. A assessoria ainda frisou que ainda não há uma nova previsão para a realização do concurso e destacou que cabe ao Dest justificar a determinação de suspender o concurso.

O Concurso Correios 2015 já estava bastante adiantado, com a escolha da organizadora praticamente definida, conforme informamos aqui no site, Veja. Inicialmente a empresa chegou a divulgar que o concurso sairia até o final de agosto, o que acabou não acontecendo.

Estudos devem continuar

Apesar da frustrante suspensão, os estudantes do concurso dos Correios não devem justificar a suspensão para a interrupção dos estudos. É importante destacar que a suspensão deve ser vista como uma oportunidade de aprimorar a preparação.

Comentários estão fechados.