Cresce a expectativa de realização do concurso da Controladoria Geral do Estado de Rondônia (Concurso CGE RO). Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, o extrato de contrato que confirma a empresa FUNRIO como organizadora do certame. A expectativa é que o edital seja divulgado a qualquer momento.
O concurso CGE/RO contará com oportunidades para Assistente de Controle Interno (08) e Auditor de Controle Interno (04). Os salários oferecidos serão de R$ 2.584,07 e R$ 4.134,51, respectivamente.
O concurso vem sendo aguardado desde o dia 7 de julho, quando foi publicada a portaria de nº5265, da Superintendência de Gestão de Pessoas. De acordo com o documento, foi instituída a comissão que seria responsável pelo andamento do certame. A comissão conta com os servidores Francisco de Assis Silva Cuellar (Presidente), Socorro Maria dos Santos e Silva, Maria Solange Gomes Horeay, Alvorino Solarin da Silva Junior e Sadraque Shockness de Souza.
A Controladoria Geral do Estado, órgão central do Sistema do Controle Interno do Poder Executivo, tem como finalidade assessorar diretamente o Governador no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências atinentes, no âmbito do Poder Executivo, à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à prevenção e combate à corrupção e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública Estadual.
Criada pelo Decreto Lei nº 01 de 31 de dezembro de 1981, estruturada pelo Decreto nº 07 de 31 de dezembro de 1981, sob a nomenclatura de Auditoria Geral do Estado-AGE.
A Instituição passou por diversas alterações em sua estrutura organizacional de acordo com as reformas administrativas, passando a chamar-se Controladoria Geral do Estado com o advento da Lei Complementar nº 133 de 22 de junho de 1995, estruturada pelo Decreto nº 6970, ganhando nova estrutura através da Lei Complementar nº 224 de 4 de Janeiro de 2000, estruturada pelo Decreto nº 8972.
Já em 28 de julho de 2011, através do Decreto nº 16088 a Controladoria Geral do Estado ganha nova reformulação, visando desenvolver com maior eficiência e eficácia suas atribuições e competências garantindo assim, um controle interno de excelência.