O concurso CICESP SP ( Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo SP) anuncia edital para nível fundamental.
O certame oferece uma vaga para o cargo de Operador de Britador Móvel. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 27 de fevereiro até o dia 28 de março de 2023, por meio do portal Omni Concursos. A taxa de inscrição está no valor de 28,50 e o boleto deverá ser pago até 29 de março de 2023.
O edital anuncia 01 vaga que tem como requisito de escolaridade, nível fundamental completo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Entre as principais atribuições do cargo estão:
O certame vai acontecer mediante duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova objetiva e a segunda, composta por prova prática.
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no dia 23 de abril de 2023, às 9h00 no Município de Ibitinga – SP, em locais que serão divulgados até 03 dias antes da data de realização da Prova Objetiva, através do site da banca.
Entre as disciplinas cobradas estão:
No que se refere à estrutura da prova, será composta por 40 questões, caráter eliminatório e classificatório, múltipla escolha com 05 opções de resposta por questão. Já a prova prática será realizada para o cargo de Operador de Britador Móvel e será aplicada, na data provável de 23 de abril de 2023, em local e horário a ser definido e disponibilizado no portal da banca organizadora.
O concurso PC SP ( Polícia Civil de São Paulo) pode ter muitas oportunidades nos próximos anos. Isso porque, Artur José Dian, delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, retomou o assunto sobre liberação de novos certames
Durante entrevista, que aconteceu no dia 31 de janeiro, falou sobre a intenção de contratar 7 mil novos profissionais para a corporação.
Além disso, espera-se que o edital saia em breve, devido à vacância no quadro de servidores. Sobre o assunto, Artur disse: “Temos um concurso já em andamento para aproximadamente 3.500 policiais civis em todas as carreiras, que irão já em junho para a Academia de Polícia. E teremos mais dois concursos, já autorizados, com a mesma quantidade. Porém, temos o problema da aposentadoria. São em torno de mil aposentados todos os anos. Então temos que equalizar e trabalhar por novos concursos para que, em cinco ou seis anos, possamos recompor os quadros”.
Vale lembrar que o certame da Polícia Civil de São Paulo está em andamento e na ocasião, oferta-se 2.939 vagas nos cargos de investigador, escrivão, delegado e médico legista.
Em 2022, o delegado-geral aprovou novas contratações. Ao todo seriam 3.500 vagas divididas da seguinte forma:
Porém, mesmo mediante decisão, ainda não se têm maiores informações e esclarecimentos sobre a contratação, até porque ainda não tem contratação formal.
Diante disso, podemos entender que a fala de Artur sobre o quantitativo de 3.500 profissionais trata-se do concurso em andamento e da possibilidade de próximos editais, o que pode totalizar 7 mil novas vagas.
É importante pontuar também que há necessidade real e intenção de realizar os certames. Isso porque, já houveram encontros e reuniões entre os sindicalistas e o delegado. Entre as pautas faladas estão a liberação de editais e a urgência na contratação, já que a corporação está com déficit considerável de servidores.
Em entrevista na primeira semana de Janeiro, dia 04, o secretário disse: “Ontem (3 de janeiro), eu tive uma reunião com o comandante da Polícia Militar, e daqui a pouco terei com o delegado-geral, doutor Artur Dian, sobre a Polícia Civil, para falar sobre efetivo para que eles apresentem um plano emergencial de recomposição do efetivo. Hoje na Polícia Civil é maior ainda a defasagem, mas a Polícia Militar ultrapassa 12%“.
De acordo com informação da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da Polícia Civil SP, até agosto do ano passado, o déficit era de 11.853 agentes na corporação.
Devido ao grande contingente, o plano emergencial de concursos deve buscar recompor os efetivos o ‘mais breve possível’. O projeto é que a ação aconteça no decorrer dos quatro anos.