O concurso CGE RJ (Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro) é um dos mais esperados pelos concurseiros e pode sim ter novidade chegando!
De acordo com novas informações, estão sendo finalizados o estudo preliminar e o termo técnico do próximo certame. Com isso, espera-se que os documentos e os trâmites iniciais sejam finalizados ainda nesta semana.
Diante disso, serão iniciados todos os processos em torno da escolha da banca. A empresa será responsável por receber as inscrições dos interessados, além de organizar as etapas do certame. Espera-se que em dezembro seja iniciado a avaliação das bancas e as empresas possam enviar as propostas.
Com os prazos, o nome da empresa deve ser anunciado entre dezembro e janeiro de 2023. É importante mencionar que apenas com a banca devidamente anunciada e contratada que o edital poderá ser liberado.
O concurso CGE RJ foi autorizado em outubro e na ocasião foram divulgadas o total de dez vagas para o cargo de auditor do estado.
Vale lembrar que em 2018 a carreira sofreu uma modificação pois substituiu a de analista de controle interno, com a manutenção de funções e atribuições devido às funções.
Como requisito, é preciso ter nível superior com ganhos iniciais que ultrapassam R$ 5 mil. Vale destacar que o auditor do estado desempenha atividades típicas de Estado, no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Antes de mais nada, os concurseiros que se preparem, além do concurso CGE RJ , a Sefaz – Secretaria da Fazenda – anuncia que há o estudo para realização do certame.
O edital já foi autorizado o que pode adiantar ainda mais a liberação do documento e realização das inscrições. Contudo, vale lembrar que o aval ainda não foi publicado no Diário Oficial.
O secretário de Fazenda do Rio, Nelson Rocha destacou que está sendo realizado estudo para identificar a real necessidade e o quantitativo de vagas, já que a Tecnologia diminuiu a precisão de novos cargos. “Estamos terminando os estudos. Antes de fazer qualquer contratação, estamos vendo qual é a real necessidade“, destacou Nelson.
O Decreto nº 47.585 que determinou o quantitativo de vagas foi liberado em 2021. Ao todo, espera-se a disponibilidade de 50 vagas para os seguintes cargos:
Por fim, o cargo de agente exige nível médio, já as duas primeiras citadas acima tem como requisito diploma de nível superior.