A Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul vai divulgar abertura de edital de concurso público (Concurso CEASA RS 2018) em breve. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de junho, a comissão que será responsável pela instauração dos procedimentos necessários à elaboração, acompanhamento, fiscalização, avaliação e finalização do certame. O termo de referência, documento que define critérios para escolha da banca organizadora, já está nos ajustes finais.
De acordo com o documento (veja abaixo), o grupo de trabalho será composto por Paulo Antônio Regla, Claudia Teresinha dos Santos, Álvaro Carlos Antunes Gonçalves, Amauri Moraes Pereira, Rosa Marlene Laureano Fernandes, Nilda Bittencourt dos Santos e Claiton Colvelo da Rosa.
O Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal do Estado decidiu, em reunião no plenário no dia 18 de maio, encaminhar o pedido de realização do certame para autorização governamental. “O Plenário do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE), em reunião ocorrida em 18 de maio de 2018, conforme Ata da Reunião 02/2018, manifestou-se favorável ao encaminhamento para deliberação governamental, em caráter excepcional, nos termos do art. 4º, inciso I, e do art. 5º do Decreto nº 53.920, de 21 de fevereiro de 2018, publicado no D.O.E de 22 de fevereiro de 2018, do pedido para abertura de Concurso Público”, publicou a CEASA em nota.
A expectativa pelo edital é grande, uma vez que o órgão não realiza concursos há 30 anos. Agora, a instituição aguarda autorização do governo para dar início aos procedimentos para realização do certame. Segundo o diretor administrativo da CEASA, Vanderlan Vasconcelos, a expectativa inicial era de que a autorização do concurso fosse publicada em fevereiro, o que acabou não acontecendo. O atraso foi devido à falta de falta de tempo para discutir o processo na última reunião do conselho, o que ocorreu somente agora.
O concurso CEASA/RS 2018 tem expectativa de contar com 81 vagas efetivas, além de cadastro reserva. As oportunidades serão distribuídas em 40 cargos de ensino médio, médio/técnico e superior, com salários que podem chegar a até R$ 4.379,65 (cargos de ensino superior) e até R$ 2.674,94 (cargos de nível médio e médio/técnico), conforme disposto a seguir:
As Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul foi fundada no ano de 1974 no governo Euclides Triches e fez parte do Sistema SINAC (Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento) e foi estadualizada no ano de 1989, juntamente com todas as outras Ceasas do Brasil. Se coloca entre as quatro principais centrais de Abastecimento do País e da América do Sul.
A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul S/A – CEASA/RS é uma sociedade por ações de economia mista, cuja gestão compete ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul através de sua Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Foi constituída através da Lei Estadual n. 5993/70 e da Lei Municipal n. 3413/70. Posteriormente, através do Decreto n. 70.502/72 que regulamenta o SINAC.
E através da lei n. 8819/89 foi autorizado ao Estado do Rio Grande do Sul receber as ações da União Federal, o que deixou o Estado na condição majoritário da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul.
As obras de construção foram iniciadas em 1971 e concluídas em 1974, e suas atividades de comercialização iniciaram em 25 de setembro de 1973, com a transferência dos usuários do Mercado da Praia de Belas para as dependências da CEASA/RS. A inauguração oficial da CEASA/RS ocorreu no dia 08 de março de 1974.
Dentre seus objetivos está o aspecto social de sua atividade, com orientação e fiscalização do mercado hortifrutigranjeiro, representando um centro polarizador entre produtores, comerciantes e consumidores. A CEASA/RS propicia um equilíbrio de preços, em razão da maior oferta, ocasionando o controle da elevação abusiva de preços e combate à formação de monopólios na distribuição de alimentos.