Paraíba

Concurso Campina Grande: prefeito confirma mais de 500 vagas; edital previsto para fevereiro

O novo concurso Campina Grande, na Paraíba, deve oferecer, no mínimo, 500 vagas para contratação efetiva e imediata.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, na tarde dessa última terça-feira, 17 de janeiro.

O concurso já está em fase final de preparação. A banca responsável pela organização do certame foi escolhida no final do ano passado.

Quem estará a frente da seleção dos candidatos, bem como do recebimento das inscrições, é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Campina Grande, neste novo concurso, serão oferecidas vagas para educação e órgãos municipais, a exemplo da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Vigilância Sanitária. Todavia, não estão descartadas outras áreas da gestão.

A expectativa, incluindo a do próprio prefeito, é que o edital seja publicado ainda no mês de fevereiro e as provas aplicadas até a metade deste ano.

Último concurso foi realizado em 2021

O último concurso realizado pela Prefeitura de Campina Grande aconteceu em 2021, também sob responsabilidade do Idecan. Na época, foram oferecidas 948 vagas distribuídas em dois editais que contemplavam candidatos de nível médio e superior.

O primeiro edital previa a contratação de 898 profissionais para atuação nas áreas de saúde, educação e administração, enquanto o segundo edital trazia 50 oportunidades para candidatos com nível médio interessados em atuar na Guarda Civil Municipal.

Foram registradas mais de 53 mil inscrições, das quais a que recebeu o maior número de candidatos foi a do cargo de agente administrativo com 9.712 inscritos. Em seguida, veio o cargo de enfermeiro com pouco mais de 5 mil inscritos.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, comum a todos os cargos, além de prova de títulos, apenas para candidatos com nível superior.

Os que disputavam uma vaga de guarda municipal passaram ainda por teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos e curso de formação profissional.

Conforme destacou o prefeito Bruno Cunha, cerca de 60% dos candidatos inscritos e aprovados nesse último concurso já foram convocados.