O concurso Câmara de Natal será reaplicado após suspeita de fraude. A avaliação foi reorganizada pela FUNCERN após 20 questões seguidas com a ” letra A” constarem nas últimas provas.
A escolha por uma nova prova foi fruto de uma decisão da banca, integrantes da Casa Legislativa e do Ministério Público.
Segundo a comissão, a prova será reaplicada no dia 30/7. Sobre o assunto, a banca afirmou que não houve qualquer tipo de fraude no certame.
O concurso público no RN – Rio Grande do Norte- para o cargo de Assistente Legislativo – Assistente Geral (Generalista) da câmara de Natal terá as provas reaplicadas.
Isso porque, uma atitude chamou atenção dos candidatos que realizaram a certame. O estranhamento se deu em razão da fase objetiva conter 40 questões e 20 seguidas serem com a mesma alternativa, letra A.
Com isso, levantou-se a hipótese de fraude. Depois de reunião da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), responsável pelo concurso, com a Presidência e a Procuradoria Jurídica da Câmara esta semana, foi decidido que a prova para o cargo em questão será reaplicada.
A banca organizadora disse que divulgará, em tempo oportuno, maiores informações sobre a reaplicação. A FUCERN, empresa responsável, ainda esclareceu que somente a prova para o cargo de “Assistente Legislativo – Assistente Geral (Generalista)” apresentou as respostas com alternativas repetidas e seguidas.
Na prova, as questões 21 até 40 tiveram a alternativa A como correta. A avaliação aconteceu no último domingo, 18 de junho, para 19 cargos de nível médio e superior na Câmara Municipal de Natal, referentes ao concurso público regido pelo Edital nº. 01/2023. As avaliações dos outros 18 cargos não obtiveram situação similar.
A empresa FUCERN ainda fez questão de esclarecer que não houve fraude nas provas. Além disso, ainda destacou que a avaliação foi aplicada de acordo com o edital: com 40 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas de resposta e apenas uma correta, abrangendo o conteúdo programático anunciado de forma prévia.
Em nota destacou: “Assim, esclarecemos que não houve fraude, conduta ilícita, vazamento de gabarito ou qualquer outro tipo de ação de má fé por parte da FUNCERN”
Ao todo são 46 vagas com escolaridade de nível médio e superior. Confira as oportunidades a seguir:
As provas do concurso Câmara de Natal aconteceram em 18 de junho. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva e análise de títulos e deve acontecer nos seguintes turnos:
Segundo o edital, a prova objetiva contou com 40 questões de múltipla escolha (10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Lógica e 20 questões de Conhecimentos Específicos). Cada questão contará com 4 alternativas (A, B, C e D) e apenas uma única reposta correta.
Sobre as aprovações:
A prova de títulos é somente para candidatos de nível superior. Esta etapa será de caráter classificatório e terá o total de 10 pontos.