O concurso Câmara de Guarulhos SP ( São Paulo) foi suspenso temporariamente. O edital ofertava 428 vagas. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ( TCE- SP) estabeleceu a decisão devido à falta de informações que demonstrem a real necessidade de provimento de cargos na Câmara Municipal.
De acordo com o órgão, o novo concurso geraria impactos direto nas contas, além de ausência de espaço para inserir os novos servidores. Mediante a situação levantada pelo TCE, a Câmara decidiu pela suspensão do concurso até a decisão final do Tribunal.
“A suspensão ocorre para evitar eventuais prejuízos aos cofres públicos e, também, para proteger os cidadãos que desejam concorrer às vagas, uma vez que existe a possibilidade real de os candidatos fazerem todo o processo seletivo, serem aprovados, tomarem posse e, em seguida, serem exonerados de seus cargos devido a decisão judicial”, destacou a Câmara de Guarulhos.
Das vagas ofertadas, 214 para provimento imediato e os outros 214 para formação de cadastro reserva. As chances eram para nível médio e superior e os ganhos estiveram entre R$3.468 a R$8.650.
Os cargos ofertados eram:
As inscrições foram recebidas até janeiro, após serem prorrogadas. O cadastro foi feito pelo site da Consulpam , banca organizadora da seleção.
Segundo o edital Câmara de Guarulhos, as provas serão aplicadas em dias diferentes. Os candidatos aos cargos de nível superior deverão realizar as provas no dia 05 de março, já os candidatos ao cargo de nível médio deverão fazer as provas no dia 12 de março
As provas seriam estruturadas de acordo com os cargos. Confira:
Cargos de níveis médio e técnico:
Cargos de nível superior:
O último Concurso Câmara de Guarulhos aconteceu em 2011. Na ocasião foram ofertadas 100 oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio e superior de escolaridade e os ganhos entre 1.060,30 a R$ 6.679,89.
Além das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos do edital, além de prova de títulos. As disciplinas cobradas nas provas objetivas foram:
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconheceu o déficit de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com isso, o concurso IBGE pode sair do papel nos próximos dias.
Com o atual governo, a titular da pasta se torna responsável pela autorização e realização dos certames. Esther esclarece que por mais que ainda não seja possível a listagem dos editais que serão autorizados para 2023, reconhece que há áreas que precisam com urgência de novas contratações, inclusive, situações em que 30% da folha já está apta à aposentadoria.
“Estamos muito focados no reajuste. Não tem como precisar quais seriam os concursos (mais urgentes), em quais áreas. Desde que eu estava aqui (no governo Dilma Rousseff), eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também“, relatou a ministra.
Em destaque ao IBGE, Esther concorsou sobre a necessidade de efetivos, entre os principais problemas citados pelo órgão, está o adiamento do Censo 2022. O procedimento já deveria ter sido concluído, contudo, o prazo previsto para ser finalizado é em abril deste ano.
Entre as principais dificuldades encontradas estão a falta de permanência dos contratos temporários que aconteceram ao longo do Censo, sendo assim, levantou-se a necessidade de realizar inúmeros processos seletivos a fim de concluir a demanda exigida. “Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes“, afirmou Cimar Azevedo, diretor de pesquisas.