Candidatos do concurso Caixa iniciaram um abaixo-assinado para pedir o adiamento das provas, previstas para o próximo domingo, dia 26 de maio, em apoio e solidariedade as milhares de vítimas das chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
Até o momento já foram recebidas 10.459 assinaturas. Clique aqui para conferir a página onde as assinaturas estão sendo colhidas.
O objetivo é captar o máximo de adesão possível para que tanto o banco, quanto a Fundação Cesgranrio, sintam-se pressionados a adiar as provas.
“Muitos moradores da região Sul estão afetados pelas fortes chuvas que assolam o estado. O aeroporto está fechado até o final do mês e as principais vias estão alagadas ou interrompidas devido ao grande volume de água. Isso torna impossível para participantes fazerem o concurso no polo, e de participantes da região viajarem para fazerem a prova em outra unidade federativa”, diz trecho do texto que compõe o abaixo-assinado.
Cerca de 47 mil candidatos estão inscritos somente no estado do Rio Grande do Sul. O banco já emitiu comunicado adiando as provas no estado, mas até o momento elas continuam previstas para o restante do país.
Nesta terça-feira, dia 14, está prevista uma reunião com o conselho diretor do banco para discutir o adiamento a nível nacional. “Há uma forte tendência pelo adiamento”, mencionou o presidente, Carlos Vieira.
Recentemente, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o MPF (Ministério Público Federal) também encaminhou um pedido oficial ao banco solicitando o adiamento das provas.
“E a previsão é a de que continuará chovendo nos próximos dias. Isso traz grandes prejuízos aos candidatos, que não têm como dar continuidade aos estudos necessários para fazer a prova”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.
Com abrangência nacional, as provas seriam aplicadas em nove cidades gaúchas, são elas:
Uma retificação publicada no dia 30 de abril passou a proibir os candidatos do concurso Caixa de fazer qualquer tipo de anotação no cartão de confirmação, incluindo as respostas e os gabaritos.
De acordo com o documento, a medida se estende também para o cartão-resposta e a folha de redação.
A medida segue os mesmos moldes do Concurso Nacional Unificado que também proibirá os candidatos de realizar anotações. Tudo isso para evitar fraudes e garantir a segurança e isonomia do concurso para todos os candidatos.
Outra medida importante que foi adotada pelo concurso Caixa é a coleta de biometria de todos os candidatos.
As ações de segurança são destinadas a todos os candidatos e para todos os cargos.
A Fundação Cesgranrio divulgou o número geral de inscrições por polo e estado para o cargo de técnico bancário novo, o único de nível médio do edital e que concentra 90% de todas as candidaturas.
Ao todo foram recebidas 1.201.097 de inscrições vindas dos quatro cantos do país.
A cidade que recebeu o maior número de candidatos foi Brasília, no Distrito Federal. A capital do país concentra a maior demanda do concurso, com mais de 63 mil candidatos inscritos.
Em seguida, vem a capital fluminense. A cidade do Rio de Janeiro aparece na segunda posição com pouco mais de 54 mil inscritos, seguida da capital baiana, Salvador, onde quase 43 mil candidatos se inscreveram.
Curiosamente, a cidade de São Paulo aparece apenas em quarto lugar com cerca de 38 mil candidatos.
Confira a seguir o top 10 das cidades com maior número de candidatos para o cargo:
O número supera os concursos realizados anteriormente pela estatal e coloca esse concurso da Caixa como o terceiro mais concorrido do país, perdendo apenas para o CNU, que recebeu mais de 2 milhões de candidaturas, e o concurso do Banco do Brasil realizado em 2023, com 1,5 milhão de inscritos.
Clique aqui para conferir o quantitativo total de inscritos por polo/estado ao cargo de técnico bancário novo.
Confira o número de inscritos para cada cargo:
Com base no número de vagas oferecidas no certame, a concorrência de candidatos é de:
Organizado pela Fundação Cesgranrio, o concurso Caixa terá prova objetiva no dia 26 de maio. Os candidatos serão avaliados por meio de 60 questões para os cargos de nível médio e 70 questões para os cargos de nível superior.
Haverá ainda, no mesmo dia, a realização de uma prova discursiva, também comum a todos os candidatos.
Confira abaixo as principais datas e não perca nenhum prazo:
Cronograma Nível médio
Cronograma Nível superior
O salário oferecido pela estatal varia de acordo com cada cargo. Para as vagas de nível médio que serão ofertadas neste edital, a remuneração prevista é de:
Já para os cargos de nível superior, o salário é de:
Além da remuneração, os candidatos aprovados ainda contarão com os demais benefícios:
Para maiores informações sobre o Concurso Caixa, incluindo o conteúdo das provas e o cronograma completo, clique aqui e leia o edital na íntegra.