Concurso Caixa: Associação defende contratação de 5mil bancários

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) reuniu-se com o Conselho Diretor da Caixa Econômica Federal, em Brasília, para definir a reposição do quadro de pessoal do banco. Acontece que, 3 mil profissionais se aposentaram recentemente, por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), gerando um déficit no quadro pessoal do banco. No encontro, os dirigentes da Caixa alegaram que cumprirão o que está proposto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015: a contratação de mais 2 mil profissionais até dezembro deste ano. Todavia, quando esse documento foi assinado, o PAA não havia sido considerado.

Em 2014, a Caixa Econômica Federal somava 101 mil empregados públicos, mas, no fim do mês passado, o número caiu para 97.975, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU).  O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef) e vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Paulo César Matileti, informou que o Estado do Rio de Janeiro tem 8.600 funcionários, mas que o ideal seriam mais 2 mil profissionais. A maior carência no momento, é para a função de técnico bancário, segundo o sindicalista.

Prepare-se:

Paulo Matileti defendeu a criação de novo Concurso da CAIXA: “Sempre fazemos pressão, cobramos a contratação de mais empregados e a realização de novos concursos. A Caixa teria de repor esses 3 mil que se aposentaram e também contratar mais os 2 mil previstos no acordo. Agora, há um novo modelo de agências implementado, que conta apenas com 7,8 funcionários. Só que o órgão é um banco diferenciado, que atende a grandes demandas, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego, e precisa de muita gente”.

Apesar da grande carência, a Assessoria de Imprensa da Caixa informou que não há previsão de realização de um novo concurso. Quanto aos convocados no último certame, realizado em 2014, até o momento, ingressaram 2.482 técnicos bancários (sendo 253 para o Rio de Janeiro), um médico do trabalho e três engenheiros, segundo o setor. A assessoria disse, ainda, que não há como estipular quantas novas vagas surgirão durante o prazo de validade do concurso, que vai até 16 de junho de 2016 para os técnicos e até 26 de junho do mesmo ano para os médicos e engenheiros.

Assim que sair o Concurso CAIXA 2015, você pode conferir todos os detalhes aqui, no Notícias Concursos.

Comentários estão fechados.