Saiu o edital de concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Sul (Concurso Brigada Militar PM RS 2017). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 30 de outubro, serão oferecidas nada menos que 4.100 vagas de Praça de Polícia Ostensiva – Soldado de 1ª Classe – QPM-1 – carreira de nível médio. A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec tem a responsabilidade do certame.
O governador do estado, Ivo Sartori, falou sobre a abertura do certame. “O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, disse Sartori. Ainda de acordo com o governador, o concurso da Brigada Militar Polícia Militar/RS 2017 será possível a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como por exemplo, o Projeto de Lei Complementar 243/16.
Além do nível médio, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o Concurso. Além disso, são requisitos: possuir a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino; ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir dentro do prazo de validade, que lhe permita conduzir veículo automotor durante o Curso de Formação Básica Policial Militar, classificada no mínimo na Categoria “B”, até o dia previsto em Edital para a entrega da documentação quando formalizada a Posse/Inclusão na Brigada Militar.
O salário de Soldado da Brigada Militar equivale ao valor de R$ 3.760,54 (três mil setecentos e sessenta reais e cinqüenta e quatro centavos), e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Policial Militar, no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas. Durante o Curso que lhe dará a Qualificação Policial Militar (QPM), o Soldado de 1ª Classe poderá ficar alojado, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento Interno das Escolas de Formação e outras normas da Brigada Militar.
São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de Soldado de 1ª Classe – Carreira de Nível Médio, entre outras previstas em Lei, executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
As inscrições do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão realizadas entre 31 de outubro e 20 de novembro de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (www.fundatec.org.br). A taxa de inscrição custará R$80,00. O pagamento poderá ser feito até 21 de novembro de 2017.
O concurso será composto de 04 (quatro) fases:
1ª Fase – Exame Intelectual;
2ª Fase – Exame de Saúde;
3ª Fase – Exame de Capacitação Física;
4ª Fase – Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias: 1ª Etapa – Testagem Coletiva; 2ª Etapa – Entrevista Individual.
As provas do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão aplicadas no dia 17 de dezembro de 2017, nas cidades de Porto Alegre e/ou Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, na data, horário e local a serem divulgados através de Edital ou Aviso, publicado no Diário Oficial do Estado, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data da prova.
A prova será de de caráter classificatório e eliminatório, com 50 (cinqüenta) questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Direitos Humanos e Cidadania (05), Legislação Específica (10), Conhecimentos Gerais (10) e Informática (05). Cada questão terá valor de 2,0 pontos. O candidato deverá assinalar suas respostas na Grade de Respostas com caneta esferográfica de material transparente, com tinta de cor azul ou preta, preferencialmente de ponta grossa. O preenchimento da grade de respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de acordo com as instruções específicas contidas neste Edital, na prova e na grade de respostas.
Serão considerados aprovados nesta Fase os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos no somatório das matérias e no mínimo 01 (um) acerto em cada uma. Os candidatos que não atingirem esta pontuação estarão automaticamente eliminados do Concurso.
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.
PROVA DE MATEMÁTICA: 1. Conjuntos e Subconjuntos: operações e problemas com conjuntos. 2. Conjuntos Numéricos: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) propriedades das operações, múltiplos e divisores, números primos, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum. 3. Razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Sistema de Medidas: comprimento, capacidade, massa e tempo (unidades, transformação de unidades), sistema monetário brasileiro. 4. Calculo algébrico: Monômios e polinômios 5. Triangulo retângulo: Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras e suas aplicações Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 25 6. Funções: Ideia de função, interpretação de gráficos, domínio e imagem, função do 1º grau, função do 2º grau, função exponencial e logarítmica – valor de máximo e mínimo de uma função do 2º grau. 7. Equações de 1º e 2º graus, equação exponencial. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas. 8. Trigonometria: Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Funções circulares. Relações, identidades e equações trigonométricas. 9. Geometria Plana: cálculo de área e perímetro de polígonos. Circunferência e Círculo: comprimento da circunferência, área do círculo. 10. Geometria Espacial – cálculo da área e do volume dos sólidos geométricos. 11. Matemática Financeira: porcentagem, juro simples e compostos. 12. Análise Combinatória e Probabilidade. 13. Progressões: Sequências numéricas, progressão aritmética e geométrica. 14. Aplicação dos conteúdos acima listados em resolução de problemas
PROVA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: 1) Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil. 2) Direitos e Garantias Fundamentais na República Federativa do Brasil. 3) Defesa do Estado e das Instituições Democráticas na República Federativa do Brasil. 4) Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública na Constituição da República Federativa do Brasil. 5) Direitos Humanos. Conceitos. Dimensões ou gerações. Direito Positivo e Direito Natural. Histórico. Documentos internacionais históricos. 6) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). 7) OEA e proteção aos direitos humanos. Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem. Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969) – Pacto de San Jose da Costa Rica. 8) Abuso de autoridade (Lei n.º 4.898/65). 9) Tortura (Lei n.º 9.455/97 e Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura). 10) Uso de algemas (Enunciado n.º 11 da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal).
PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PROGRAMA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. artigos 1º a 5º; 37 e 38; 42 a 50; 142 a 144. CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. artigos 1º a 7º; 46 a 48; 124 a 132. LEI FEDERAL nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha. LEI FEDERAL nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial. LEI COMPLEMENTAR nº 10.990, de 18 de agosto de 1997 – Estatuto dos Servidores Militares LEI COMPLEMENTAR nº 10.991, de 18 de agosto de 1997 – Lei de Organização Básica da Brigada Militar LEI COMPLEMENTAR nº 10.992, de 18 de agosto de 1997 – Plano de Carreira dos Servidores Militares LEI ESTADUAL nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial. Decreto nº 43.245, de 19 de julho de 2004 – Regulamento Disciplinar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 27.
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS PROGRAMA: Tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia. Atualidades nacionais, estaduais ou locais. REFERÊNCIAS: Jornais, revistas, rádio e televisão.
PROVA DE INFORMÁTICA: 1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8:(1) Área de Trabalho (Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, Programas Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os Programas, Pesquisar Programas e arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, teclas de atalho, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas e do menu Iniciar e Gerenciador de tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar programas e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse. (3) Janelas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas, Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas, programas e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.; e (5) identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos. 2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2013:(1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, teclas de atalho, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) saber identificar as configurações e configurar as Opções do Word; e (5) saber usar a Ajuda. 3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2013: (1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, teclas de atalho, guias, grupos e botões; (2) Elementos : definir e identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3) Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de células; e (5) Ajuda : saber usar a Ajuda. 4. Firefox versão atualizada:(1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal do Firefox;(2) identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Ferramentas, teclas de atalho, Favoritos, Barra de Comandos e Barra de Status; (3) identificar e usar as funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Histórico, Favoritos, Ferramentas e Ajuda. 5. Google Chrome versão atualizada:1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal, teclas de atalho; (2) identificar e saber usar todas as funcionalidades do Google Chrome.
A 1ª Fase – Exame Intelectual é de caráter classificatório e eliminatório, as demais Fases são de caráter eliminatório.
Para a 2ª Fase – Exame de Saúde serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase – Exame Intelectual até a classificação 8.000 (oito mil), considerando os critérios de desempate definidos no item 8.1.2.4 e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 8.000 (oito mil) primeiros candidatos.
Para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física serão convocados os candidatos APTOS na 2ª Fase – Exame de Saúde.
Para a 4ª Fase – Exame Psicológico serão convocados os primeiros 6.500 (seis mil e quinhentos) candidatos considerados APTOS na 3ª Fase – Exame de Capacitação Física. Será respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 6.500 (seis mil e quinhentos) primeiros candidatos.
(Apostila Digital) Brigada Militar BM-RS 2017 – Polícia Ostensiva e Bombeiro Militar | Apostila Brigada Militar BM-RS 2017 – Polícia Ostensiva e Bombeiro Militar [CD Grátis] |
Para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física serão convocados os candidatos aprovados na 2ª Fase – Exame de Saúde; Os candidatos aprovados na 2ª Fase – Exame de Saúde serão convocados para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física por ordem crescente de classificação, devendo comparecer ao local de realização do exame, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para o início do mesmo, com documento de identidade válido e em bom estado, com foto;
O Exame de Capacitação Fisica será filmado como forma de comprovação dos procedimentos realizados, cabendo somente à Brigada Militar a gestão das imagens reproduzidas. Este Exame tem caráter eliminatório e será realizado pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM) que avaliará as condições físicas do candidato, através de exercícios e respectivos índices mínimos exigidos, conforme abaixo transcrito, cuja descrição pormenorizada se encontra no Anexo III deste Edital:
Para candidatos do sexo masculino: 03 flexões de barra, 35 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.400 metros em 12 minutos; Para candidatas do sexo feminino: 10 apoios do tipo feminino (joelhos apoiados no solo), 30 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.000 metros em 12 minutos;
Os candidatos que não realizarem o respectivo índice mínimo em quaisquer dos exercícios constantes no edital, serão considerados INAPTOS no Exame de Capacitação Física e eliminados do Concurso. 8.3.7 Será eliminado do Concurso, mediante Termo de Infração, o candidato que: Comportar-se de forma descortês para com qualquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridades presentes; Utilizar-se de equipamentos não permitidos, surpreendido, em ato flagrante, durante a realização do Exame de Capacitação Física; Utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos, durante sua realização; Para a realização do Exame de Capacitação Física, o candidato deverá apresentar-se no local, na data e no horário que lhe forem designados, trajando calção e/ou abrigo, camiseta e tênis, não sendo permitida a realização do Exame para os candidatos que não se apresentarem assim vestidos, causando sua eliminação.
Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato, ou de pessoas estranhas ao Concurso, nas dependências do local onde for realizado o Exame de Capacitação Física; Os pareceres da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM), serão registrados sob a seguinte Continuação do EDITAL DA/DRESA nº SD-P 01/2017 Soldado de 1ª Classe – QPM-1/ BM 16 forma: APTO, INAPTO ou AUSENTE, consignados em Ata de Capacitação Física (individual) e Planilha de Avaliação Física, devidamente assinadas e carimbadas pelo Avaliador e Presidente da Comissão, com os Resultados obtidos nos exercícios e sem rasuras;
Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas que impossibilitem o candidato de se submeter aos exames ou de neles prosseguir, ou que lhe diminuam a capacidade físico-orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado, ou novo exame pelos examinadores ou pela Comissão de Concurso. Em razão de condições climáticas, a critério da banca examinadora, o Exame de Capacitação Física poderá ser cancelado ou interrompido, acarretando o adiamento da prova para nova data, estipulada e divulgada através de edital.
Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado. O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência ou atraso. O não comparecimento à prova, no horário determinado em Edital, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência e resultará na eliminação do Concurso. Não será aplicada prova fora do dia, horário e local designados em Edital. Caso o candidato queira desistir de realizar o Exame de Capacitação Física, após haver assinado a Lista de Presença, este fato deverá ser lavrado em ata e o candidato deverá assiná-la, restando eliminado do certame. A COPPAFI/BM e a Comissão dos Concursos ficam isentas de qualquer responsabilidade em decorrência de acidente que possa vir a sofrer o candidato durante ou após a realização dos testes da Prova de Capacitação Física.
O último concurso da corporação aconteceu em 2014, quando contou com 1.600 vagas para o cargo de Soldado. Na época, os concurso foi composto por exame intelectual (prova objetiva), exames de saúde, capacitação física, psicológico e curso de formação.
A prova objetiva contou com 50 questões, totalizando 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deviam atingir pelo menos 50 pontos para serem aprovados, e, no mínimo, um acerto em cada matéria.
(Apostila Digital) Brigada Militar BM-RS 2017 – Polícia Ostensiva e Bombeiro Militar | Apostila Brigada Militar BM-RS 2017 – Polícia Ostensiva e Bombeiro Militar [CD Grátis] |