Os candidatos inscritos no Concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) tem somente até esta sexta-feira, 02 de junho, para realizar a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva.
Para tanto, os interessados devem acessar o site da banca responsável pelo certame, o IUDS.
Os candidatos devem também se atentar as mudanças recentes no cronograma do edital.
Uma retificação publicada no site da banca informa que o Teste de Aptidão Física (TAF) será realizado em dois dias e não mais em apenas um dia, conforme previsto anteriormente.
Com isso, a nova data para o TAF passa a ser nos dias 17 e 18 de junho. Já a convocação para o teste continua prevista para o dia 14 de junho. Na mesma data, será divulgado o resultado final da prova objetiva.
O prazo para interpor recurso ao TAF passa a ser entre os dias 08 e 09 de julho. As demais datas do certame não sofreram alterações.
Sendo assim, a próxima etapa do certame, o Teste de Habilidades Especificas, permanece com o mesmo cronograma
A prova objetiva do concurso Bombeiros RJ foi realizada no dia 30 de abril, em dois turnos: manhã (8h20) e tarde (14h20).
A prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha sobre os seguintes temas:
Além da prova objetiva, o concurso CBMERJ contará ainda com:
Ao todo, foram recebidas 71 mil pedidos de inscrições. No entanto, desse total, apenas 41.485 inscrições foram deferidas.
A falta de pagamento da taxa é um dos principais motivos para o indeferimento das inscrições.
O cargo com maior número de inscritos foi o de Condutor e operador de viatura, com CNH D, com 13.592 inscrições para as 100 vagas oferecidas, totalizando 19,4 candidatos por vaga.
O segundo cargo com maior número de candidatos é o de Mestre de Lancha, com 8.878 inscritos disputando uma das 150 vagas oferecidas, totalizando 59,2 inscritos para cada vaga oferecida.
Já o cargo com maior número de candidatos por vaga é o de Combatente Eletricista com 316 candidatos concorrendo a uma única vaga. O cargo recebeu 1.899 inscrições para as seis vagas oferecidas.
Por outro lado, o cargo com menor número de candidatos por vaga é o de lanterneiro, onde apenas 5 candidatos disputam cada uma das vagas ofertadas. Ao todo, foram recebidas 93 inscrições para concorrer as 16 vagas totais.
O cargo com menor número de inscritos, por sua vez, foi o de Músico Fagotista com apenas 14 inscrições.
Confira a relação completa de candidatos por vaga clicando aqui.
O concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro oferece 800 vagas para os interessados em seguir carreira oficial.
Dessas, 10% são reservadas aos candidatos com hipossuficiência econômica.
As oportunidades são destinadas aos cargos de soldado e sargento em diferentes especialistas. Os candidatos devem ter nível médio completo.
As vagas estão distribuídas entre as seguintes áreas e especialidades:
130 vagas para o cargo de Sargento músico (3º Sargento BM, para a qualificação de bombeiro militar particular 4 (Músico), nas especialidades de:
670 vagas para o cargo de Soldado BM (para as qualificações de bombeiro militar particular) nas especialidades de:
Os candidatos aprovados ao cargo de 3º Sargento BM receberão salários iniciais de R$ 5.056,46. Já o cargo de Soldado BM possui remuneração inicial de R$ 2.791,72, podendo ser acrescido de gratificações e adicionais.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:
Para maiores informações sobre o concurso CBMERJ clique aqui e leia o edital na íntegra.