O concurso Bombeiros PI avança mais uma fase e tem sinal verde para liberação do edital. A ratificação da dispensa de licitação, que oficializa a contratação da banca organizadora do certame, foi encaminhada para publicação.
De acordo com a decisão, a Fundação Universidade Estadual (Fuespi) será a banca responsável pelo exame, recebimento das inscrições, assim como realização das etapas da seleção.
Mediante mais um avanço, aumenta a expectativa da liberação do edital ainda para 2023. Apesar das previsões antigas quanto a publicação do edital, os prazos não foram cumpridos.
O principal motivo foi a alteração no quantitativo de vagas. Inicialmente eram 60 vagas. O valor aumentou para 100, acrescido de 100 vagas para formação de cadastro reserva.
Os requisitos para o cargo de soldado no concurso Bombeiros PI, além de escolaridade nível médio, é preciso ter idade entre 18 e 30 anos e altura pré- estabelecida, sendo altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). É necessário também que o candidato tenha CNH de categoria ‘B’.
De acordo com o projeto básico, estima-se que sejam ofertadas um total de 200 vagas e 5 mil inscrições. Os ganhos iniciais são R$3.294. Vale lembrar que o certame vai contar com cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.
A corporação conta com 344 militares na ativa, porém, deve contar ao todo com 1442 bombeiros militares. Sendo assim, há um déficit de 1098 cargos.
O último certame aconteceu em 2017 e na ocasião foram abertas 110 vagas para soldado. A banca responsável foi a Nucepe e entre as disciplinas cobradas foram:
Antes te direcionados para o curso de formação, os aprovados do concurso Bombeiros PI ainda efetuaram as seguintes fases: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social