Saiu no Diário Oficial, nesta terça-feira, 06 de setembro, o extrato dos editais do concurso Bombeiros MG. O certame oferece 385 vagas para oficiais e soldados.
A IBGP é a banca responsável por comandar o exame, todos os documentos na íntegra serão disponibilizados pela corporação e pela empresa contratada. Sendo assim, as inscrições estarão abertas pelo período entre 7 de novembro e 8 de dezembro.
Das 385 vagas, as oportunidades serão distribuídas entre as seguintes áreas:
No estado de Minas Gerais, as carreiras de soldado e oficial têm os seguintes requisitos: ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m.
O último certame aconteceu em 2021 e foram ofertados um total de 166 vagas para preenchimento dos cargos de oficiais e soldados. Do quantitativo na época, as vagas foram distribuídas em 145 chances para soldados, sendo 130 para homens e 15 para mulheres. As outras 21 oportunidades foram para oficiais, dos quais 18 para o sexo masculino e três para o sexo feminino.
Visando a natureza do cargo, o concurso Bombeiros MG não ofertou vagas para pessoas com deficiência. A Fundep foi a empresa responsável pelo certame.
Todas as etapas do concurso foram eliminatórias e classificatórias, sendo divididas nas seguintes fases: provas objetivas, provas discursivas (apenas para oficiais) e teste de capacitação física (TCF). Uma prova de redação também foi realizada pelos candidatos.
O quantitativo de questões divergiram a depender dos cargos:
Soldados
Oficiais
As provas foram realizadas nos seguintes municípios: Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia. A validade do concurso Bombeiros MG foi de um ano, podendo ser prorrogado, a depender da necessidade da corporação.