Concurso Bombeiros MA 2019: Edital para Soldados e Oficiais em breve!

É grande a expectativa de abertura do concurso público do Corpo de Bombeiros do Maranhão (Concurso Bombeiros MA 2019). Um ano já se passou desde que o projeto básico do certame foi finalizado. No entanto, o edital, previsto para ser divulgado no primeiro semestre de 2018, ainda não foi publicado. Com a reeleição do governador Flávio Dino é possível que os preparativos sejam adiantados.

O governador já revelou que o projeto básico já está pronto e que as oportunidades concorridas serão para os cargos de soldados e oficiais. O quantitativo de vagas e salários ainda não foram informados. “Também temos o concurso para o Corpo de Bombeiros-MA, um dos mais aguardados do estado. O projeto básico do concurso está pronto desde outubro e o edital pode ser divulgado nesse semestre. A seleção ofertará vagas para a carreira de oficial, que tem exigência de nível superior, e soldado, de nível médio. O concurso será no mesmo padrão da Polícia Militar”, disse Dino.

Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos informou recentemente que ainda não há novidades disponíveis para divulgação do concurso do Corpo de Bombeiros-MA.

O Concurso Bombeiros MA 2019

Para Soldado, será necessário ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo 28; possuir estatura mínima de 1,65m para homem e 1,60m para mulher; e ensino médio completo. No último concurso o salário correspondia a R$ 2.240,00, valor que deve ser reajustado para este novo certame.

 O Soldado Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão é o responsável por executar diretamente as ações relacionadas aos serviços de prevenção e extinção de incêndio; de proteção, busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; evitar danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgatar vítimas de inundações, desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou da morte. Compete também ao Soldado Bombeiro do CBMMA: inspecionar e manter em boas condições as viaturas, os materiais, os equipamentos e as instalações do CBMMA; conduzir viaturas operacionais e administrativas; desempenhar atividades administrativas nos gabinetes, diretorias, divisões e seções previstas na estrutura organizacional do CBMMA, acrescidas das atividades específicas da banda de música para o cargo de Soldado Bombeiro Militar Músico.

Já para Oficiais, será necessário ter idade de, no mínimo, 18 anos e, no máximo 28; possuir estatura mínima de 1,65m para homem e 1,60m para mulher; e ensino médio completo. O salário inicial, após o curso, chega a R$ 5.818,87, valor também referente ao último concurso e que sofrerá reajuste.

Último Concurso Bombeiros MA

O último concurso de Soldado Bombeiros/MA aconteceu em 2012, quando contou com 150 vagas, sendo 5 reservadas ao cargo de Bombeiro Músico. Para Oficiais houve um certame para Oficias em 2016, quando contou com 20 vagas.

Para Soldados, o concurso foi composto por provas objetivas, teste de capacidade física, teste psicotécnico, exames médicos e odontológicos, investigação social documental e Curso de Formação (somente para os classificados no concurso).

Para Oficiais, o certame contou com exame intelectual, avaliação documental e requisitos para inscrição, Exame Médico-Odontológico, Exame físico, Exame psicotécnico, Avaliação Social e Curso de formação.

Informações do concurso

Comentários estão fechados.