Quem ainda não se candidatou para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro tem uma última chance.
Isso porque o prazo para realizar a inscrição termina nesta segunda-feira, dia 04 de março. Os interessados devem realizar a candidatura diretamente pelo site da FGV, banca responsável pela organização do concurso.
O valor da taxa de inscrição é de R$64,99 e deve ser paga até esta terça-feira, dia 05 de março.
Lembrando, no entanto, que o prazo para solicitar a isenção da taxa já foi encerrado. Portanto, quem se candidatar hoje terá que arcar com o valor integral da inscrição.
Confira todas as informações sobre o concurso CBMERJ a seguir:
Ao todo, o CBMERJ oferece 50 vagas para contratação imediata. Desse total, 35 vagas são destinadas para ampla concorrência, cinco para cota de hipossuficiência e outras dez vagas para cota de negros e indígenas.
Confira a disponibilidade de vagas a seguir:
Vagas
O salário oferecido pelo CBMERJ é de R$ 4.227,16 por mês.
O serviço de bombeiro-militar possui natureza estatutária e compreende dedicação integral, nos termos da Lei nº 880, de 25 de julho de 1985.
As atribuições do cargo de Cadete Bombeiro-Militar compreendem a observância das prescrições dos regulamentos que lhes são pertinentes, exigindo-se inteira dedicação ao estudo e ao aprendizado técnico-profissional.
Os candidatos ao concurso CBMERJ devem ter idade mínima de 18 anos e idade máxima de 32 anos (até o dia anterior ao 33º aniversário do candidato).
Além do limite de idade, o candidato também precisa comprovar possuir nível médio/técnico completo para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Confira os demais requisitos a seguir:
O concurso público para o CBMERJ contará com as seguintes etapas:
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 21 de abril de 2024. Os candidatos serão avaliados por meio de 100 questões de múltipla escolha sobre os seguintes conteúdos:
A prova objetiva terá um total de 100 pontos, sendo que cada questão valerá um ponto. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 50 pontos.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos do horário fixado para o seu início, observando o horário oficial do Rio de Janeiro/RJ, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, do documento de identidade original e do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para o TAF, previsto para ser realizado no dia 20 de maio.
No teste serão exigidas a execução dos seguintes exercícios: corrida de meio-fundo, natação, flexão e extensão de MMSS e abdominal.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo, o conteúdo programático das provas e as atribuições de cada cargo.