Após doze anos sem realizar concurso público, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) finalmente confirmou a notícia que todos estavam esperando: vai ter edital em 2024!
E uma das novidades é a área de ciência de dados e cibernética que, pela primeira vez, entrará na lista de especialidades a serem ofertadas no concurso.
O motivo para inclusão desta área e o avanço tecnológico e as constantes transformações digitais.
Em entrevista à Agência Brasil, a diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, Helena Tenório, confirmou que candidatos com qualquer formação poderão concorrer na área de segurança digital. “Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em ciência de dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”, afirmou.
Recentemente o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante entrevista ao Canal Livre, da Band, também mencionou a importância da área da tecnologia neste novo concurso. “Nós vamos voltar a fazer concurso. Porque essa área, por exemplo, Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial… você tem novas áreas que são fundamentais para o banco se modernizar…”, disse o presidente.
O certame já está em fase avançada, com edital previsto para ser publicado no segundo semestre deste ano.
A Fundação Cesgranrio foi a empresa escolhida para estar a frente do certame. A dispensa de licitação que confirma o nome da banca foi publicada no Diário Oficial da União.
A Cesgranrio também está à frente do concurso Caixa e do Concurso Nacional Unificado. A empresa se destaca ainda por ter realizado recentemente o concurso do Banco do Brasil.
O novo concurso BNDES 2024 irá oferecer 150 vagas para contratação imediata, além de oportunidades para formação de cadastro reserva. O salário de mais de R$ 20 mil é o que mais chama atenção nessa seleção.
No entanto, todas as vagas são apenas para o cargo de Analista que exige dos candidatos formação em nível superior.
As oportunidades serão distribuídas entre as seguintes áreas:
A remuneração inicial prevista para o cargo é de R$ 20.900. Além do salário mensal, os candidatos aprovados ainda terão direito aos seguintes benefícios:
Do total de vagas que serão oferecidas, 30% delas serão destinadas para candidatos negros e outras 10% para candidatos com deficiência.
O último concurso realizado pelo BNDES já soma mais de dez anos. Realizado em 2012, o certame contou com a organização da Fundação Cesgranrio.
Na ocasião foram ofertadas apenas vagas para cadastro reserva para os cargos de profissional básico e técnico administrativo.
Quase 138 mil candidatos se inscreveram no concurso.
A seleção contou com duas etapas: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Mesmo com vagas apenas para a cidade do Rio de Janeiro, as provas foram aplicadas em diferentes cidades do país, incluindo Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
Os candidatos tiveram cinco horas para realizar a prova composta por 70 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas, confira:
Profissional Básico:
Técnico Administrativo:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi fundado em 1952 e é hoje um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, sendo o principal meio do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, nos setores público e privado.
Após anunciar o edital para nível superior, o banco afirmou que está em estudo um outro edital, só que com vagas apenas para cargos de nível médio.
No entanto, para 2024 será publicado apenas o edital de nível superior. Para nível médio, a expectativa é que o edital seja lançado somente em 2025.
Mesmo com o edital de nível médio em estudo, ainda não foram esclarecidas quantas vagas serão ofertadas, nem mesmo os cargos contemplados.