O Banco de Brasília, Distrito Federal, recebe até esta segunda-feira, 29 de julho, as inscrições do concurso público (Concurso BRB 2019) para o preenchimento de vagas no cargo de Advogado. Este é o terceiro edital da instituição, que publicou um edital para Escriturário e outro para cargos de ensino superior. O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) tem a responsabilidade do certame.
O Banco conta hoje com 122 pontos de atendimento, sendo: 116 agências (101 no Distrito Federal , 05 localizadas em outras capitais: Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo; 01 em Unaí e 09 no interior do Estado de Goiás), além de 06 PAs do Distrito Federal.
A principal área de atuação do BRB é Brasília. O Banco de Brasília detém as contas de todos os funcionários do Governo do Distrito Federal. Com o propósito de impulsionar o esporte, a cultura, a educação, a arte e o empreendedorismo na região, o BRB apoia projetos nestas áreas e traz para Brasília eventos de destaque no cenário local e nacional. É o banco recolhedor dos tributos do GDF: IPTU/IPVA, multas do Detran e GPS. O BRB é também o Banco “pagador” dos salários dos empregados do GDF.
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
QUANTIDADE DE VAGAS: 1 (uma) vaga para provimento imediato e formação de cadastro de reserva.
MISSÃO/OBJETIVOS: prestar assessoramento jurídico, com dedicação exclusiva, ao BRB e seu conglomerado, por meio da elaboração de pareceres e de orientações específicas, do exame de atos legais, da interpretação e análise da legislação, do acompanhamento de processos judiciais, da defesa em juízo ou fora dele acerca dos direitos, deveres e interesses da organização, e da execução de outras atividades de natureza jurídica, visando a oferecer condições para a observância e o cumprimento da legislação pelo BRB.
REMUNERAÇÃO: R$ 19.530,67 (dezenove mil, quinhentos e trinta reais e sessenta e sete centavos).
JORNADA DE TRABALHO: 8 (oito) horas diárias, caracterizando 40 (quarenta) horas semanais, com dedicação exclusiva ao BRB e seu conglomerado.
VANTAGENS: a) participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente; b) possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar; c) auxílio Refeição/Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes; d) auxílio Cesta/Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 08 horas do dia 23 de junho e 22 horas do dia 29 de julho de 2019, no site oficial da banca organizadora do concurso (www.iades.com.br). A taxa de inscrição custa R$88,00.
O concurso do BRB 2019 contará com provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório; além de avaliação curricular de títulos e de experiência profissional, de caráter classificatório.
A prova objetiva e a prova discursiva serão aplicadas no dia 08 de setembro, no turno da tarde, em local e horário a serem divulgados no dia 23 de agosto. Os gabaritos preliminares serão liberados às 22h do dia 08 de setembro e os gabaritos definitivos sairão em 02 de outubro.
A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha, sendo:
O candidato não poderá, sob pena de eliminação do certame: a) obter pontuação menor que 50% (cinquenta por cento) nas questões de Conhecimentos Gerais; e
b) obter pontuação menor que 50% (cinquenta por cento) nas questões de Conhecimentos Específicos. Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total máxima permitida para a prova objetiva.
A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva. A prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base em proposta apresentada pela Banca Examinadora e relacionada aos itens constantes do conteúdo programático, elencados no Anexo I, a capacidade de expressão na modalidade escrita, o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e o conhecimento técnico vinculado ao exercício do emprego de advogado.
A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 20,00 (vinte) pontos.
O prazo de validade do concurso público será de 1 (um) ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966. Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região. Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
O BRB conta com um quadro de 3.280 empregados. Além disso, conta com o apoio de 450 estagiários, 120 aprendizes e 705 terceirizados, gerando assim mais de 4.500 postos de trabalho.