O concurso BACEN- Banco Central está dando o que falar. Isso porque, o edital que deve ofertar 545 vagas será dividido entre três cargos.
Vale lembrar que o órgão tem pressa para realizar o concurso, além dos cargos vagos, o último edital foi realizado em 2013. Saiba tudo a seguir.
Recentemente, o Banco Central (Bacen) despachou um requerimento para a realização de um concurso, buscando preencher um total de 545 vagas em diversos setores.
Este novo edital contempla três diferentes posições, refletindo a demanda crescente por novos quadros na autarquia.
A divisão das vagas é a seguinte:
O Bacen justifica a necessidade de novas contratações, citando a vacância atual dessas posições. O objetivo é iniciar o preenchimento dessas vagas ao longo dos anos de 2025 e 2026.
Esta nova solicitação vem após o Bacen ter sinalizado, anteriormente, a intenção de submeter um pedido de concurso ao governo. A autarquia ressalta que existem atualmente 3.219 cargos vagos, indicando uma demanda substancial por novos colaboradores.
Além disso, nos próximos cinco anos, espera-se que aproximadamente 692 servidores efetivos se aposentem, aumentando ainda mais a necessidade de contratações.
A assessora sênior do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização da autarquia, Bárbara Lis, declarou em entrevista ao LinkedIn Notícias que o novo pedido de concurso está pronto para ser enviado.
Ela enfatiza que, embora o concurso autorizado em 2023 tenha sido um avanço importante, ainda não é suficiente para resolver todos os desafios enfrentados pelo Bacen.
É importante ressaltar que todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para submeterem seus pedidos de concurso ao Governo Federal, o que destaca a urgência desse novo pedido por parte do Banco Central.
As provas do aguardado concurso do Banco Central (Bacen) foram reagendadas e agora serão realizadas no dia 4 de agosto, conforme comunicado oficial divulgado no Diário Oficial da União.
Anteriormente programadas para o dia 19 de maio, as avaliações precisaram ser adiadas devido às intensas chuvas que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul no final de abril e ao longo do mês de maio.
Aqueles que aguardam ansiosamente pela realização do exame têm agora uma data concreta para se prepararem.
No entanto, há questões em aberto sobre a possibilidade de reembolso das taxas de inscrição para os candidatos que, especialmente no Rio Grande do Sul, não poderão comparecer na nova data.
Veja mais sobre o concurso BACEN.
O formato das provas do concurso Bacen é dividido em dois turnos.
Pela manhã, com duração de 3 horas e 30 minutos, serão aplicadas as provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos. Já à tarde, com duração de 4 horas, os candidatos enfrentarão as avaliações discursivas.
As provas objetivas serão compostas por 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, seguindo o estilo característico do Cebraspe. Os conteúdos exigidos variam de acordo com a área do cargo almejado:
Para os Analistas da área de Tecnologia da Informação, os temas abrangem desde Língua Portuguesa até Engenharia de Software e Gestão em TI.
Já para os Analistas da área de Economia e Finanças, os conteúdos incluem Macroeconomia, Microeconomia, Finanças, Estatística e Contabilidade de instituições financeiras, entre outros.
Além disso, critérios claros de reprovação foram estabelecidos, como a obtenção de notas abaixo dos pontos mínimos em determinadas áreas das provas objetivas
As provas, tanto objetiva quanto discursiva, serão aplicadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal, visando a proporcionar oportunidade de participação a candidatos de todo o país.
Último Concurso Bacen para Técnicos e Analistas
Há mais de uma década, em 2013, o Banco Central realizou seu último concurso para os cargos de técnicos e analistas, oferecendo um total de 500 vagas.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi o responsável pela organização do certame.
Os candidatos enfrentaram provas objetivas abordando Conhecimentos Básicos e Específicos, além de uma avaliação de títulos como parte do processo seletivo.
As avaliações ocorreram em diversas cidades do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.
Os aprovados na seleção foram posteriormente submetidos a um programa de capacitação, visando prepará-los para as responsabilidades e desafios inerentes aos cargos no Banco Central.
Desde então, não houve mais concursos do Bacen para múltiplos cargos, tornando essa última seleção um marco significativo na história recente da autarquia.