O concurso APTA SP (Agência de Tecnologia dos Agronegócios) foi autorizada na última quarta-feira, 23 de novembro. O aval é para 37 vagas para carreira de pesquisador científico I.
Vale lembrar que as oportunidades serão redistribuídas entre os seguintes órgãos:
Sérgio Tutui, corrdenador do órgão, afirmou sobre a importância da contratação de novos profissionais e sobre necessidade de seleção: “Este concurso é mais um sinônimo do reconhecimento da pesquisa. Já tivemos o investimento de R$ 102 milhões e agora com a contratação de novos profissionais reforça ainda mais o compromisso do Governo do Estado com os sistemas de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o setor agropecuário”
O requisito para se inscrever no cargo é nível superior. Os interessados deverão comprovar as seguintes graduações: Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Biomedicina, Biologia, Química, Farmácia, Estatística ou Economia.
É importante lembrar que ainda não foram divulgadas todas as áreas que farão parte do concurso APTA SP. Entretanto, de acordo dados do Portal da Recursos Humanos do Estado, a remuneração inicial do cargo é de R$4.751,93.
Para que de fato se dê o pontapé para realização dos trâmites burocráticos, após a autorização, é necessário publicar o documento no Diário Oficial e realizar a escolha da comissão.
Este grupo será responsável por amparar o andamento do certame, assim como, escolher a banca organizadora da seleção. Apesar do avanço citado, ainda não há prazo estabelecido para liberação do edital.
O último edital aconteceu em 2017, entretanto, o certame foi revogado e o pagamento devolvido aos interessados. As vagas eram para pesquisador científico e seriam avaliados por meio de provas objetivas e escritas, além de fase oral e etapa de títulos.
Contudo, em 2018, houve nova autorização para o concurso APTA SP. Na ocasião 33 vagas foram ofertadas, comissão formada, porém, não prosseguiu.
Vale lembrar que a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem a função de coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio.