O concurso ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ) anuncia que está preparando novas contratações em breve.
O edital segue sendo um dos mais aguardados até o momento. O pedido deve ser enviado até o dia 31 de maio, prazo limite estabelecido pelo Governo Federal.
Depois de enviado, caberá ao Ministério da Gestão e Inovação conceder ou não a autorização. Segundo a ministra Esther Dweck, titular da pasta, concursos federais serão autorizados ao longo de 2023.
Levando em conta os cargos vagos no órgão, o certame é extremamente necessário. Até o momento, foram contabilizados 126 cargos vagos para as seguintes carreiras:
Na última solicitação foi pedido um concurso ANP que contemplasse 119 vagas. O pedido aconteceu em 2022, mas o aval não foi concedido.
O último edital aconteceu em 2015 e foram ofertadas 34 vagas divididas da seguinte forma: 34 vagas, sendo 24 somente na cidade do Rio de Janeiro, no escritório central da autarquia.
As chances do concurso ANP foram para os seguintes cargos:
Os requisitos do concurso ANP foram nível médio e curso de química, a depender do cargo. Os salários variavam a depender do cargo, sendo de: R$6.330,52, para o técnico em regulação, e de R$6.062,52, no caso do técnico administrativo. A banca organizadora da seleção foi a Cesgranrio.
A avaliação aconteceu por meio de prova objetiva que contou com questões de conhecimentos básicos e específicos, de acordo com a carreira.
As disciplinas cobradas foram:
Em 2022 foi realizado um processo seletivo com o total de 48 vagas temporárias. Os cargos foram para nível superior.
O concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) teve mais esclarecimentos anunciados por meio da portaria publicada na segunda-feira, 10 de abril, através do Diário Oficial.
Ao todo serão 814 vagas para nível superior. Segundo o documento, as oportunidades serão distribuídas para os seguintes cargos:
Tudo indica que o edital será publicado ainda este ano, já que a portaria reitera que o prazo para publicação do documento de abertura do concurso MCTI será de até seis meses (até o dia 10 de outubro), contado a partir da publicação da nota.
Segundo o Governo Federal, as remunerações são fruto da soma do vencimento básico com a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (variável), além da retribuição por titulação. Os valores pagos aos aprovados do concurso MCTI serão:
O último edital aconteceu em 2012 e teve o Cebraspe, antigo Cespe, como banca organizadora. Ao todo foram 551 vagas para os cargos de Analista em Tecnologia Pleno 1 (nível superior), Tecnologista Pleno 1 (nível superior) e Assistente em Ciência e Tecnologia (nível médio).
As etapas do concurso MCTI foram: