O concurso analista em TI (Tecnologia da Informação – ATI) deve sair em breve. Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, falou sobre a necessidade de contratação de novos servidores.
O anúncio foi realizado durante evento sobre o protagonismo da mulher na gestão de TI do Governo Federal, promovido pela Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (Anati), na última terça-feira, 18 de abril.
Sobre o novo edital do concurso analista em TI , a ministra ainda citou sobre fortalecimento das mulheres no setor e destacou a importância da área:
“Em breve teremos um concurso para a carreira. Esperamos que entrem mais mulheres. Desde a transição, vínhamos falando que essa é uma carreira que precisa ser fortalecida, essa é uma área que transforma o governo, tem sido uma área muito importante. Está precisando de gente, nós sabemos, então vamos começar esse processo de fortalecimento dessa área dentro do governo“, afirmou a ministra.
Por mais que tenha acontecido a declaração pública, o aval formalizado para o concurso analista em TI ainda não foi publicado no Diário Oficial da União.
Há uma grande expectativa para liberação do pacote de concursos, apenas o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) está autorizado a abrir 814 vagas .
O concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) teve mais esclarecimentos anunciados por meio da portaria publicada na segunda-feira, 10 de abril, através do Diário Oficial.
Ao todo serão 814 vagas para nível superior. Segundo o documento, as oportunidades serão distribuídas para os seguintes cargos:
Tudo indica que o edital será publicado ainda este ano, já que a portaria reitera que o prazo para publicação do documento de abertura do concurso MCTI será de até seis meses (até o dia 10 de outubro), contado a partir da publicação da nota.
Segundo o Governo Federal, as remunerações são fruto da soma do vencimento básico com a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (variável), além da retribuição por titulação. Os valores pagos aos aprovados do concurso MCTI serão:
O último edital aconteceu em 2012 e teve o Cebraspe, antigo Cespe, como banca organizadora. Ao todo foram 551 vagas para os cargos de Analista em Tecnologia Pleno 1 (nível superior), Tecnologista Pleno 1 (nível superior) e Assistente em Ciência e Tecnologia (nível médio).
As etapas do concurso MCTI foram:
O concurso ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pode ter em seu novo edital, ao todo, 887 vagas.
A solicitação se deu por meio de ofício que foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. A petição foi realizada pelo presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira.
Como mencionado, a solicitação foi de 887 vagas divididas entre estes cargos:
A principal intenção do documento é permitir o provimento das vagas indicadas em todos os estados do país, com expectativa de ingresso dos aprovados no concurso ICMBio já no segundo semestre de 2024, próximo ano.
Além do pedido de vagas, o presidente ainda apresentou o intuito de transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista. Segundo Marcelo, esta mudança não deve provocar gastos extras nos cofres públicos.