O concurso ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) estava temporariamente suspenso, porém, agora a retomada do certame está próxima de acontecer.
Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 016/2023, a aplicação das provas está prevista para acontecer em breve. O concurso visa preencher diversas vagas em cargos de nível superior, oferecendo oportunidades para diversas áreas de atuação.
Assim, é importante ficar atento às informações atualizadas sobre o concurso público e concorrer a essa chance de ingressar no serviço público catarinense. Fique conosco e saiba mais sobre esse tema!
O concurso ALESC, que oferece 29 vagas e formação de cadastro reserva para os cargos de Analista Legislativo III e Consultor Legislativo, teve sua suspensão em meados de fevereiro. No entanto, há indícios de que o certame poderá ser retomado em breve.
Segundo informações do Sindicato dos Servidores da Assembleia, ocorreu a aprovação do Projeto de Lei Complementar 016/2023, que estabelece as condições para que se dê continuidade ao concurso.
O projeto tem o objetivo de solucionar questões técnicas e aprimorar a nomenclatura dos cargos, para evitar problemas legais que estavam sendo enfrentados pela seleção.
Essa notícia é bastante positiva para os candidatos que aguardam ansiosamente a retomada do concurso.
Contudo, é importante acompanhar de perto as atualizações e os comunicados oficiais para ficar informado sobre as datas e os procedimentos para participar do certame.
O concurso ALESC, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, tem como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Instituição consolidada, sendo responsável por diversos concursos.
Esse certame, que está atualmente suspenso, exige dos candidatos um nível de escolaridade superior para participar. Além disso, é uma boa oportunidade de ingressar no serviço público em um órgão legislativo importante.
Das vagas disponíveis, o edital prevê a reserva de 5% para candidatos com deficiência, conforme estabelecido no § 1º do artigo 68 da Lei Estadual núm. 17.292, datado de 19 de outubro de 2017.
Essa política de inclusão visa garantir igualdade de oportunidades e acesso aos cargos públicos para pessoas com deficiência, promovendo a diversidade e a valorização da inclusão social.
Embora o concurso esteja suspenso no momento, é fundamental acompanhar as atualizações e aguardar a retomada do processo seletivo, pois essa pode ser uma excelente chance para aqueles que possuem formação superior e buscam uma carreira no âmbito legislativo estadual.
Além disso, é importante consultar os editais e demais informações disponibilizadas pela FGV para estar bem preparado quando o concurso for reaberto.
Como já vimos anteriormente, o concurso ALESC é uma seleção que visa o preenchimento de vagas e a formação de cadastro reserva para cargos específicos. Embora os detalhes específicos possam variar de acordo com cada edital, o concurso ALESC geralmente apresenta características comuns.
Dessa vez, o certame está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e possui etapas de avaliação, que podem incluir provas objetivas, discursivas, práticas, de títulos, entre outras, dependendo do cargo em questão.
Ademais, o nível de escolaridade exigido para essa edição em específico é de nível superior.
Por fim, é importante acompanhar atentamente o edital, pois nele serão encontradas informações sobre requisitos, atribuições dos cargos, conteúdo programático das provas, cronograma do certame e demais detalhes relevantes para os candidatos interessados.
O concurso ALESC abrange diversas matérias que irão cobrar nas provas. Entre as disciplinas que os candidatos devem estar preparados estão:
Dominar essas matérias é fundamental para uma preparação efetiva e aumentar as chances de sucesso no concurso ALESC. Ou seja, são matérias cruciais para quem quer ter um bom resultado.
Comece sua preparação o mais cedo possível e garanta uma das vagas disponíveis no concurso ALESC. Afinal, essa pode ser uma ótima chance de construir uma carreira sólida e de sucesso no serviço público. Boa sorte!
Veja também: Mais de 5 MIL VAGAS AUTORIZADAS em concursos federais; confira detalhes