O concurso Adema SE (Administração Estadual do Meio Ambiente- Sergipe) deve acontecer em breve. Isso porque, o certame já conta com aval para realização e comissão organizadora.
O grupo será responsável pelo andamento da seleção, assim como escolha da banca organizadora. Em nota, o governo do estado confirmou sobre o órgão estar na lista de certames autorizados.
Vale lembrar que além dos novos editais, o governo ainda cita o compromisso com a valorização ao servidor através da convocação de aprovados de seleções já realizadas, como é o caso dos auditores da Sefaz SE – que irão atuar ajudando no aprimoramento das práticas de gestão fiscal e tributária em Sergipe.
Apesar de que o edital do concurso Adema SE ainda não tenha previsão para sair, a comissão organizadora foi alterada, o que indica que o certame está em fase de preparação.
Com a mudança, os nomes atuais são:
Representantes da Secretaria de Estado da Administração
Representantes da Adema
Representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE)
As principais funções da comissão organizadora do concurso Adema SE são:
Serão ofertadas 55 vagas divididas entre 35 para analista ambiental, requisito ensino superior e 20 para técnico ambiental, que tem como requisito nível médio.
Sendo assim, mediante os avanços, tudo indica que o certame será realizado no primeiro semestre de 2023. Confira a seguir a lista de cargos com requisitos:
Técnico ambiental – Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais; execução de atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas; orientação e controle de processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental; e atuação em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ADEMA;
Analista ambiental – Regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais; e atuação em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ADEMA. As atividades mencionadas podem ser distribuídas por áreas de especialização ou agrupadas de modo a caracterizar um conjunto mais abrangente de atribuições.
É importante salientar que o analista trabalha de forma que administra processos para obtenção de licenças e autorizações ambientais municipal, estadual e federal.
Elabora diagnósticos, pareceres e relatórios de controle para os órgãos ambientais e realiza o atendimento aos agentes de fiscalização. Ministra treinamentos e desenvolve os programas de educação ambiental. Além disso, precisam possuir curso de graduação de nível superior em qualquer área e registro no órgão de classe específico quando assim couber.
Contudo, é sempre bom pontuar que existem outros requisitos básicos que também são cobrados em outras seleções pública. Por sua vez, o técnico ambiental atua diretamente no levantamento e interpretação de dados de controle ambiental, auditorias e elabora laudos.
Como auxiliar no analista desenvolve projetos para tratamento de efluentes e controle de resíduos, analisando amostras físico-químicas e microbiológicas. Elabora programas de educação ambiental na conservação e preservação dos recursos naturais. Em sua grande maioria, o requisito é nível médio com técnico
O concurso Adema SE é promessa desde o ano de 2022. O principal intuito com o certame é recompor o quadro de profissionais, além disso, já faz tempo que um edital não é liberado pelo órgão. Vale lembrar que, por exemplo, em março de 2020, o então diretor-presidente da instituição disse que havia estudos para realizar um novo concurso público .
Vale lembrar que a seleção para o concurso Adema SE foi oficializada pelo governador Belivaldo Chagas no dia 29 de setembro. O órgão é responsável por estabelecer e determinar leis e medidas em prol do meio ambiente.
A Administração Estadual do Meio Ambiente é uma Autarquia Estadual criada pela Lei nº 2.181, de 12 de outubro de 1978, que veio ser alterada pela Lei 5.057, de 07 de novembro de 2003, e que possibilita a execução das políticas estaduais relativas ao meio ambiente.
Como visão deseja ser o centro de excelência na execução de políticas públicas ambientais, através das ações de pesquisa, fiscalização, licenciamento e monitoramento.