Para que a sua empresa fique à frente da concorrência, é necessário investir no relacionamento com o seu cliente. Falamos sobre como a análise da persona ajuda nas vendas de uma empresa.
No entanto é necessário tomar outras ações para que uma empresa mantenha a frente dos concorrentes.
Sendo assim, é necessário focar na satisfação do cliente, ao passo que melhora as vendas e fica a frente da concorrência.
Um dos pontos principais nesse quesito é realizar pesquisas de satisfação com o cliente. Uma vez que tiver o feedback direto do cliente poderá ter ações assertivas e melhorar suas táticas de vendas.
Para obter esse retorno diretamente do cliente pode tomar algumas atitudes simples, porém que geram informações necessárias. Tais como:
Enviar emails com pesquisas;
Realizar a pesquisa pós-venda por diversos canais (WhatsApp, email, telefone, entre outros).
Inserir pesquisas no site após o fechamento das vendas. Assim poderá entender de forma indireta e oriundo cliente um pouco mais sobre a concorrência.
Em pontos de vendas físicos pode realizar a pesquisa de forma direta ou indireta. Ou seja, pode conversar com o cliente e pedir algum retorno, ou pode fazer um script de pesquisa formal para aplicar na loja.
Ainda é importante analisar os ambientes internos e externos. Assim sendo, poderá entender os preços praticados, bem como os produtos similares aos seus disponíveis no mercado.
Certamente essas análises, juntamente com as análises de ambiente e de mercado te darão direcionamento. Ao passo que possa sair a frente da concorrência. Uma vez que o que te deixa à frente da concorrência é a satisfação do cliente, bem como inovação dos produtos.
Sendo assim, vencer a concorrência investindo no relacionamento com o cliente é uma forma de melhorar a sua empresa e gerar mais qualidade para seus produtos e serviços.