Empreendedorismo

Concorrência – Ameaça e Oportunidade no Empreendedorismo

Os novos entrantes e o desafio do fator concorrência no mercado atual

A concorrência é um fator que representa uma ameaça, porém pode ser vista como uma oportunidade de inovar e planejar de forma assertiva.

As empresas no mercado atual são desafiadas por conta de muitos fatores, dentre eles, o volume de novos entrantes.

Certamente a tecnologia e a desburocratização do empreendedorismo trouxeram novos entrantes para o mercado em todos os segmentos, mesmo para os nichos.

A manutenção no mercado exige análises, criatividade e investimentos

Sendo assim, existe uma dualidade de oportunidades e ameaças, visto que ao passo que é uma oportunidade para o empreendedor, também é uma ameaça essa volumetria de novos entrantes.

No entanto, se as facilidades no empreendedorismo atual trazem novos concorrentes. Também exige mais qualidade e empenho para que a empresa consiga se manter no mercado.

A ausência de planejamentos faz com que as empresas fechem as portas rapidamente

Por isso, uma grande parte dos novos entrantes tende a não conseguir se firmar no mercado, visto que muitos empreendedores não atuam de forma planejada.

Sendo assim, embora a concorrência seja um fator importante nas análises empreendedoras, é importante que seja um direcionamento estratégico. De forma que seja feita uma análise estratégica para entender o que os concorrentes estão fazendo para obter retornos positivos.

A liderança é possível para todos

Por isso, o volume de entrantes no mercado, mesmo em nichos, não exatamente significa perda de clientes para quem já está empreendendo.

No entanto, a desburocratização do mercado está disponível à todos. Sendo assim, é completamente possível que um entrante no mercado atinja a liderança em um nicho, mesmo que já haja empreendedores atuantes.

Qualidade, planejamento e inovação

Visto que para os empresários que prezam pela Gestão da Qualidade, planejamentos e outras análises pertinentes, o mercado está aberto para todos.

Sendo assim, estar no mercado de forma tradicional não implica que a concorrência não seja uma ameaça. Visto que na era digital, o valor está nas ideias e na atuação planejada.