Muitos dos novos empreendedores têm dúvidas sobre o que caracteriza custo e despesas.
Afinal, ambos estão relacionados à saída de dinheiro, mas a grande diferença é que enquanto um retorna para a empresa, o outro não necessariamente.
A definição conceitual de custos é a de que todo gasto que está relacionado diretamente com a atividade principal da empresa é um custo.
Ou seja, qualquer aquisição de bens e ou serviços que seja necessária para que se produzam outros bens e ou serviços.
Matéria-prima, salários relacionados à mão de obra necessária na produção, compra de embalagens, aluguel, água, energia elétrica, dentre outros.
Despesa é conceituada como todo gasto que está relacionado à manutenção da empresa como um todo.
Sendo assim, despesa é qualquer valor destinado a manter os recursos necessários para que a empresa possa manter sua continuidade.
Materiais de escritório, salários do pessoal da administração, comissões, taxas bancárias, entre outras necessidades de uma empresa.
Os custos, que são inerentes ao negócio, podem ser entendidos como gastos que voltam para a empresa. Uma vez que estão inclusos no preço final do produto ou serviço.
Dessa maneira existe uma expectativa de que aqueles valores aplicados na produção retornem no lucro da empresa.
As despesas, apesar de serem necessárias, não estão envolvidas no lucro da empresa, exatamente.
Devido a esse conceito, muitas empresas pensam que tais gastos são supérfluos, não sendo realmente necessários.
Uma política de contenção de despesas é sempre necessária e bem-vinda em qualquer negócio. Afinal, não devemos desperdiçar esse principal recurso, porém algumas despesas são igualmente necessárias, pois se destinam às atividades que fazem diferença em uma empresa.