Um comunicado importante que foi publicado hoje, 14/08, é com relação ao recadastramento de beneficiários que estão no CadÚnico. A medida é uma convocação, ou seja, é obrigatória, e todos os moradores da cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, são obrigados a fazer essa atualização.
Para isso, será necessário se dirigir ao CRAS próximo da sua casa, munido de documentos pessoais seus e de seus familiares, além de comprovante de renda e residência. A seguir, você entenderá melhor esse assunto. Continue lendo.
Periodicamente, os beneficiários cadastrados no CadÚnico são obrigados a atualizar os dados de todos os membros da família. A medida é importante para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade social continuem recebendo os seus benefícios sociais de forma justa e com equidade.
Afinal, eventualmente alguma família passa a ter uma renda maior do que a adequada para programas sociais, o que acabaria prejudicando o repasse do valor feito pelo Governo Federal.
Por isso, é imprescindível ficar atento ao cronograma de atualização do cadastro, para garantir o recebimento dos seus benefícios.
Neste segunda-feira, 14 de agosto, especificamente, inicia-se o recadastramento de beneficiários que moram em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.
Se você vive nessa cidade, precisará procurar o CRAS mais próximo da sua casa, com documentos pessoais em mãos, para garantir que seus dados estejam corretos e que isso não venha a impactar os pagamentos mensais que você recebe do Governo.
Lembrando que além dos moradores de Mangaratiba, todos os beneficiários cadastrados no CadÚnico precisam manter os seus dados atualizados. Especificamente, há a obrigatoriedade de atualizar a cada dois anos, mas também ocorrem convocações periódicas feitas pelos órgãos públicos de cada cidade.
Por isso, lembre-se de sempre buscar informações sobre as atualizações de cadastro que vêm ocorrendo em sua cidade, como por exemplo, acompanhando o site da sua prefeitura.
O recadastramento não ocorre de modo aleatório, ele tem uma função: garantir que todos os dados estejam corretos e que as famílias em vulnerabilidade social possam receber os benefícios do Governo de forma justa.
Sendo assim, a convocação para a atualização é considerada obrigatória, e todos devem fazê-la sempre que esse tipo de solicitação ocorre em algum município.
Caso você opte por não fazer a atualização do seu cadastro, corre-se o risco de ser excluído de programas sociais, como o Bolsa Família. Dito de outro modo, uma das regras para se manter nos mais diversos programas sociais é justamente garantir que o seu cadastro seja atualizado sempre que necessário.
Entretanto, se a sua família subiu de patamar financeiro e você acredita que não precisa mais receber os subsídios do Governo, logicamente não precisará mais manter o seu cadastro no CadÚnico. Em contrapartida, se você ainda necessita de suportes do Governo, garanta a atualização sempre em tempo hábil, para evitar o bloqueio de benefícios que são tão importantes para a família.