Sem dúvidas, manter uma boa comunicação no trabalho híbrido é um grande desafio para a liderança. Afinal, não estamos frente a frente, durante horas do dia, para poder conversar, tirar dúvidas e direcionar os liderados, não é mesmo?
Porém, isso não quer dizer que a comunicação no campo online precisa ser ruim e negativa. A seguir você entenderá algumas ações que podem tornar essa prática mais interessante. Vamos lá?
A comunicação no trabalho híbrido precisa ser bem desenvolvida para manter o time focado quando este não está presente na empresa. Para isso, medidas simples, porém primordiais, podem ser consideradas. Veja algumas delas:
Tenha um canal de comunicação oficial como ponto de partida. Isto é, se a comunicação irá acontecer por meio de um e-mail corporativo, então foque em usar apenas este e-mail! Dito de outro modo, cuidado para não misturar diversos canais, como e-mail, telefone, WhatsApp e até redes sociais… Afinal, o colaborador poderá alegar que não viu a mensagem, uma vez que não existe um padrão de comunicação.
Os encontros virtuais podem ajudar na hora de manter uma boa comunicação no trabalho híbrido. No entanto, cuidado para não tornar esses encontros maçantes, sem agregar valor. O ideal é que haja uma pauta bem definida: o que você deve verificar nesse encontro? O que conversar com os seus liderados? Como abordar determinados temas? Verifique isso com antecedência e deixe a pauta da reunião sempre disponível para todos.
Se porventura você e os seus liderados combinarem novos passos em uma reunião, lembre-se de enviar uma ata pelo canal oficial de comunicação. Isto é, evite deixar certos conteúdos apenas no campo da fala, ali, durante uma conversa na reunião. O ideal é registrar o que foi dito, para que seja possível direcionar a equipe de acordo com os combinados.
Pode ser que com o passar dos dias a sua equipe enfrente dificuldades e tenha dúvidas com relação aos projetos que devem ser desenvolvidos. Sendo assim, se você quer oferecer uma boa comunicação no trabalho híbrido, lembre-se de demonstrar abertura para que lhe procurem. Diga que está disponível no canal de comunicação oficial, e mantenha uma proximidade, perguntando como as coisas estão sendo desenvolvidas.
Dessa forma, a equipe poderá se sentir mais instigada em seguir adiante, ao mesmo tempo em que poderá lidar melhor com as próprias dúvidas e questionamentos.
Por fim, lembre-se de acompanhar, de perto, o desenvolvimento de cada colaborador/liderado. Esse acompanhamento pode ser feito por reuniões online e também no momento em que a equipe está presente na empresa. Assim, torna-se possível conhecer cada membro da equipe, visando desenvolver projetos mais alinhados com cada perfil.
Construa uma comunicação mais assertiva com a sua equipe!