A comunicação não-violenta pode oferecer uma série de benefícios para o ambiente corporativo. Isso porque ela permite que as relações entre as pessoas sejam mais respeitosas e equilibradas, o que contribui para a criação de um clima organizacional mais positivo.
Além disso, outros benefícios podem ser notados a partir do momento que esta comunicação passa a fazer parte da rotina.
Neste texto, explicamos brevemente o que é a comunicação não-violenta nas empresas e quais efeitos positivos ela é capaz de gerar. Acompanhe.
A comunicação não-violenta nada mais é do que um modelo de comunicação no qual prioriza-se a empatia, a humanidade e a compaixão na hora de apresentar alguma informação ou ideia à outra pessoa. Desse modo, extingue-se qualquer tipo de violência que poderia aparecer no ato comunicativo, seja por meio de um xingamento explícito, ou por um tom de voz mais alto. Também exclui-se comportamentos desagradáveis, como o sarcasmo e a ironia na hora de esclarecer algo para alguém.
Antes de comunicar alguma coisa, é interessante pensar de uma forma assertiva, para ser objetivo, respeitoso e cuidadoso na hora de escolher as palavras ideais. No trabalho, a comunicação não-violenta consiste em desenvolver uma postura mais empática e amigável na hora de interagir com os colegas.
Os benefícios da comunicação não-violenta nas empresas são, até certo ponto, óbvios. Afinal, quando tratamos o outro de maneira respeitosa e gentil, tendencialmente os relacionamentos serão mais positivos.
Para além disso, temos outros benefícios que poderão ser desfrutados no dia a dia. Veja alguns deles:
Um time que se comunica de maneira respeitosa e amigável, tendencialmente, terá um maior entrosamento. Afinal, cria-se um grupo de respeito, no qual há empatia, interações sadias e conversas frutíferas e agradáveis.
A diminuição de conflitos também pode ser desfrutada quando há a presença da comunicação não-violenta. Isso porque é possível se comunicar de uma forma mais clara, reduzindo ambiguidades e levando em conta o que o outro pode sentir. Assim, a empatia tende a impedir comportamentos impulsivos que poderiam causar conflitos desnecessários.
O ambiente tende a ser mais acolhedor e empático para todas as pessoas, pois estas têm a oportunidade de expressar as suas ideias e serem respeitadas por elas, ao mesmo tempo em que se ouve o ponto de vista do outro.
Quando nos comunicamos com tranquilidade, e sem “brigar” com o outro, as chances de a nossa mensagem ser enviada com mais eficiência são muito maiores. Afinal, a pessoa não entrará no modo defensivo, como ocorre em momentos de conflito e de falta de empatia.
Por fim, há ainda a criação de um ambiente muito mais respeitoso, no qual as interações positivas serão uma prioridade dentro dos relacionamentos. Logo, pode-se criar um espaço agradável, confortável e saudável para que todas as relações de trabalho sejam bem desenvolvidas.